nabocadanoite.com.br
Seja bem vindo
Prefeitura de Assu cancela realização de carnaval

A prefeitura de Assu anunciou nesta segunda-feira, 10/1, que também não realizará carnaval,  a exemplo de Mossoró, Apodi, Grossos, Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado e Alexandria.

Nesta segunda-feira, 10/1,  o prefeito Gustavo Soares e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar à comunidade assuense as medidas de ações em saúde tomadas pela Prefeitura Municipal referentes ao Carnaval 2022.

Diante dos fortes e crescentes casos das síndromes gripais e dos novos casos de covid-19, a gestão do executivo municipal, buscando sempre a segurança do povo assuense e não colocar em risco a saúde de toda população, resolveu por cancelar os festejos do Carnaval 2022 do Assú.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Duas cidades do RN terão abastecimento d´água suspenso amanhã

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza nesta terça-feira (11), manutenção em equipamentos do sistema adutor Jerônimo Rosado. A partir das 6h da manhã, o serviço será iniciado e o envio de água para Mossoró e Assú será suspenso. A adutora reforça o abastecimento de parte de Mossoró e a totalidade de Assú.

Os bairros mais afetados em Mossoró são: Dom Jaime Câmara, Costa e Silva, Sumaré, Liberdade I e II, Planalto 13 de Maio, Ilha de Santa Luzia, Centro, Paredões, Bom Jardim, parte do Santo Antônio, Abolição III e IV, Nova Betânia e Santa Delmira.

A previsão é que o serviço seja concluído durante à noite da terça-feira (11), quando o sistema será religado. Após o funcionamento do mesmo são necessárias 48 horas para normalização.

ASSÚ – Em Assú, a religação está prevista para ocorrer durante a tarde de terça-feira (11). Após religar são necessárias 48 horas para normalização.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

RN não registrou mortes de adolescentes após a vacinação

O Rio Grande do Norte não registrou óbitos de adolescentes, entre 12 e 17 anos, após o início da imunização deste público contra o coronavírus. O dado integra o mais recente relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), divulgado na manhã do último sábado, 8/1.

Outra informação importante é que antes do início da vacinação, desta faixa etária, o estado registrou 32 mortes de adolescentes acometidos pela covi-19. “Os dados reforçam, ainda mais, a importância da vacinação de toda a população, inclusive de crianças a partir dos cinco anos de idade”, reforça o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Além do diretor executivo do LAIS, o documento foi redigido pelos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli, Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda, Rodrigo Silva e Talita Brito.

Entre outras informações, o documento traz recomendações quanto a promoção de eventos no RN. Para os pesquisadores, é fundamental ampliar as medidas de segurança para qualquer evento que possa promover o encontro de grandes públicos. Para isso, além de exigir o passaporte de imunização contra a covid-19, demonstrando que o indivíduo está totalmente vacinado deve-se exigir também o teste PCR com 72 horas ou teste de antígeno com 48 horas, isso somente para aqueles que não tomaram a dose de reforço (D3).

Veja aqui o relatório_completo

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Senador Jean se reúne com Guilherme Boulos e membros de PT, PSOL e PCdoB

O Senador Jean recebeu nesta segunda-feira, 10/12, Guilherme Boulos para um café da manhã em sua residência, em Natal. Participaram do encontro a deputada Natália Bonavides, os vereadores da capital Divaneide Basílio (PT), Robério Paulino (PSOL) e Pedro Górki (PCdoB), além do secretário do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, e dirigentes do PSOL, PCdoB, PT e da União da Juventude Socialista (UJS).

O assunto foi a conjuntura política nacional e do Rio Grande do Norte. Guilherme Boulos está passando férias no estado potiguar e aproveitou para encontrar algumas lideranças. O apoio do PSOL ao Partido dos Trabalhadores também foi tema no café da manhã, além da situação política de São Paulo, essencial para as eleições presidenciais.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Com superlotação, espera por atendimento na UPA chega a 4 horas

 

Pedrina Oliveira

* Especial para o Blog Na Boca da Noite

 

Mossoró está enfrentando mais um surto de gripe. Com isso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, referência no atendimento a pessoas com sintomas gripais e com covid, tem ficado superlotada, quase todos os dias, desde o final do ano.

Hoje, por exemplo, centenas de pessoas tinham buscado atendimento naquela unidade hospitalar. Além de muita gente com sintomas gripais, o número de pessoas que tem testado positivo para a covid chama a atenção.

Mossoroenses, tanto da zoina urbana quanto da zona rural, tem acorrido à UPA em busca de atendimento de urgência na tentativa de diminuir febre e dores. Com a superlotação, a espera por atendimento chega a até 4 horas.

A reportagem do Blog Na Boca da Noite esteve na UPA do Belo Horizonte no final da manhã desta segunda-feira e conversou com alguns pacientes. Teve gente que chegou na unidade antes das 8h e às 11h40 ainda não havia sido atendida.

Pelas regras da UPA, ao chegar à unidade recebe uma ficha para poder ser atendida. Depois que pega essa permissão, espera uma hora para ser atendida no balcão, onde é preenchido um formulário com informações do paciente. Depois, mais algumas horas de espera para ir ao setor de triagem. Dentro da unidade, uma nova espera até que finalmente seja atendida pelo médico.

De acordo com o diretor da UPA Belo Horizonte, João Batista, há dois médicos atendendo os pacientes ~de casos mais simples – e de maior quantidade – e um terceiro atendendo na sala vermelha.

A dona de casa Conceição da Silva estava aguardando na UPA desde as 8h com sintomas gripais. Além dela, outras três pessoas de sua casa apresentam o mesmo quadro clínico.

Hoje pela manhã, pelo menos 300 pessoas já tinham procurado a UPA. Próximo do meio dia, cerca de 200 ainda estavam aguardando atendimento. A maioria passando mal e com febre. Algumas delas já tinham ido à outra unidade de saúde, mas por apresentaram sintomas de gripe, foram orientadas a ir à UPA do Belo Horizonte.

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Reunião entre trabalhadores da Educação e Governo do RN para tratar sobre pagamento do piso docente acontece quinta

 

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do (SINTE/RN) professores Bruno Costa, Jucyana Mirna e Ekeoma Santos, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (10) pela chefa de gabinete da Secretaria de Educação do Estado, Ana Morais. Na ocasião ficou agendada uma audiência com o titular da pasta, professor Getúlio Marques, para o dia 18 de janeiro, às 10h, para tratar de assuntos de interesse da categoria.

A direção do SINTE/RN também saiu da governadoria com uma audiência marcada com o Chefe da Casa Civil, economista Raimundo Alves, para esta quinta-feira (13), às 15h, com o objetivo de discuti o pagamento do reajuste do piso do magistério e do 1/3 de férias.

Veja as demandas da categoria, além do piso:

🔹Auxílio técnico financeiro;
🔹Precatórios do FUNDEF;
🔹Concurso público;
🔹Plano de Carreira dos/as funcionários/as e professores/as;
🔹Mudança de Letras e Nível; e
🔹Lei das escolas em tempo integral.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Crescimento de casos de covid e gripe leva MP  a suspender retomada integral do funcionamento presencial

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai suspender novamente o atendimento presencial ao público externo, excetuadas situações comprovadamente excepcionais. O motivo da suspensão é o aumento dos casos confirmados e da taxa de transmissibilidade da Covid-19 no Estado e o crescimento do número de acometidos com síndromes gripais, com sintomas semelhantes ao da Covid, e a sobrecarga nos atendimentos de urgência nas unidades de saúde. A medida passa a valer já a partir desta segunda-feira, 10/1.

Para tomar essa decisão, o MPRN levou em consideração a crescente confirmação de casos de Covid-19 de integrantes da instituição e a necessidade de evitar a transmissão da doença, resguardando a saúde dos integrantes e demais colaboradores do MPRN, bem como da população.

O retorno das atividades presenciais, enquanto não estiver controlada a disseminação da Covid-19 em todo o território do Rio Grande do Norte, ocorrerá de forma gradual, por meio de rodízio, no percentual de até 50% do total de integrantes nas respectivas unidades, respeitando o distanciamento social entre as estações de trabalho, de modo a conciliar a preservação da saúde e a produtividade institucional, cabendo às respectivas chefias imediatas a definição de escalas de trabalho.

O horário de funcionamento do MPRN será, de forma presencial e remota, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h, e sexta-feira, das 8h às 14h, bem como, apenas remotamente, de segunda a quinta-feira, das 15h às 17h. Com isso, fica suspensa a contabilização de créditos e eventuais compensações do banco de horas dos servidores.

O horário de atendimento ao público ocorrerá, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e, sexta-feira, das 8h às 14h, pelos meios disponíveis no portal do MPRN (clique aqui), tais como e-mail e telefone funcional.

Além dessas formas de atendimento, estão disponíveis o WhatsApp do Gaeco (98863-4585) e da Ouvidoria do MPRN (99994-6057), e, fora do horário de expediente, o telefone de Atendimento ao Cidadão (99972-5298). Também está suspensa a realização de eventos, cursos e treinamentos presenciais dentro do MPRN.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

IFRN adia retorno das aulas presenciais

A professora Antônia Silva, reitora em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência  e Tecnologia do Rio Grande do  Norte (IFRN), emitiu, na tarde de sexta-feira, 7 de janeiro, uma Portaria em que suspende o avanço do retorno às atividades presenciais no Instituto. A medida, baseada nas Recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Instituição, faz referência direta à 4 da Resolução 72/2021, do Conselho Superior do IFRN, e à fase 3.2 na Resolução 73/2021, do mesmo Conselho. As resoluções são voltadas aos servidores e ao retorno às aulas, respectivamente. O texto define o prazo de 15 dias de suspensão da etapa, sugerindo a reavaliação do cenário epidemiológico até o dia 20/1/2022.

A recomendação do Comitê cita a observância ao cenário epidemiológico do Estado, com o crescimento no número de casos de covid-19 nos últimos dias e o recente surto de influenza H3N2, “doença com alto impacto de contaminação, que tem causado a sobrecarga dos sistemas de saúde do Estado nos últimos dias” para sugerir a suspensão do avanço.

Assim, o retorno da totalidade do trabalho presencial, previsto na fase 4 da Resolução 72/2021, agendado para esta segunda-feira, 10/1, não aconteceu. No Ensino, cuja resolução tem como anexo as Diretrizes Pedagógicas para a volta as atividades presenciais onde se lê que “haverá simultaneidade entre aula presencial e remota para uma mesma turma” a partir da fase 3.2 o retorno também não avança.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

IPC e Cesta Básica mantêm alta dos preços em dezembro de 2021

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da cidade do Natal, calculado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN ), através da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos (CES), registrou para o mês de dezembro de 2021, uma variação positiva de 0,74% em relação ao mês anterior. Com este resultado, a variação no ano ficou em 8,74%, nos últimos doze meses (janeiro/2021 a dezembro/2021) e 570,11% desde o início do Plano Real.

O grupo Alimentação e Bebidas, que responde por 32,43% do índice geral em termos de participação no orçamento familiar, apresentou uma variação positiva de 1,56% em relação ao mês anterior. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Tubérculos, Raízes e Legumes (7,17%), Pescados (4,94%), Sal e Condimentos (4,94%), Óleos e Gorduras (3,89%), Enlatados e Conservas (3,50%) e Bebidas e Infusões (3,09%).

Já o grupo Artigos de Residência apresentou neste período uma variação positiva de 0,75% em função do aumento de preços nos seguintes itens: TV, Som e Informática (3,04%), Mobiliário (2,64%), Cama, Mesa e Banho (0,80%) e Utensílios e Enfeites (0,66%).

O setor de Habitação apresentou uma variação positiva de 0,74%. O item que mais contribuiu para esse aumento de preço foi: Artigos de Limpeza (0,86%).

Cesta Básica – Finalizando o ano, o custo da Cesta Básica na cidade do Natal, em dezembro de 2021, teve uma variação positiva de 1,53% em relação ao mês anterior.

Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a alimentação por pessoa foi de R$ 479,37. Para uma família constituída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 1.917,48. Se a essa quantia fossem adicionados os gastos com Vestuário, Despesas Pessoais, Transportes etc., o dispêndio total seria de  R$ 5.912,78.

Dos treze produtos que compõem a Cesta Básica, seis tiveram variação positiva:     Legumes (16,84%), Café (4,63%), Açúcar (3,32%), Arroz (1,68%), Tubérculos (1,77%), e Frutas (0,97%).  As variações negativas ocorreram em sete produtos restantes: Margarina (-13,37%), Feijão (-4,25%), Farinha (-4,12%), Pão (-1,81%), Óleo (-1,35%), Leite (-0,39%) e Carne de Boi (-0,03%).

 

Dezembro de 2021

Variação no mês: 0,74%

Variação no ano: 8,74%

IPC

Janeiro – 0,57%

Fevereiro – 0,49%

Março – 0,79%

Abril – 0,62%

Maio – 0,43%

Junho – 0,53%

Julho – 0,92%

Agosto – 0,67%

Setembro – 1,04%

Outubro – 0,89%

Novembro – 0,72%

Dezembro – 0,74%

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Embaixador do Brasil na Dinamarca cumpre agenda no RN com o Governo do Estado

Em mais uma etapa dos esforços do Governo do Estado de atrair investimentos estrangeiros para o Rio Grande do Norte, desembarcou no final da tarde deste domingo (9/1) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, o embaixador do  Brasil em Copenhague, Rodrigo Azeredo dos Santos.

Nesta segunda-feira, 10/1, o diplomata e representantes de empresas dinamarquesas serão recebidos pela governadora Fátima Bezerra, dando sequência aos entendimentos iniciados em novembro do ano passado, quando uma missão potiguar visitou a Dinamarca.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, que representou o governo na recepção ao embaixador, disse que a visita não se restringe apenas ao setor de energias renováveis. “Nosso objetivo é manter essa porta aberta para os nossos exportadores, para as universidades, para os investimentos e para o desenvolvimento de novas tecnologias.”

Também participam da audiência na sala de reuniões da Governadoria, às 9 horas, João Fernandes, representante da Energy Vault; Claudio Calonge (Briskcom), Marcelo Pereira (OTZ Engenharia) e o senador Jean-Paul Prates.

Além da audiência com a governadora Fátima Bezerra, o embaixador visita o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) em Macaíba; a Universidade Federal (UFRN), e o Instituto Senai de Inovação, ligado ao sistema Fiern. À noite será homenageado com um jantar em que participam os reitores das quatro universidades públicas, presidentes das federações empresariais, representantes de instituições de crédito e integrantes da missão potiguar que estiveram na Dinamarca. No dia seguinte ele recebe o título honorífico de cidadão norte-rio-grandense conferido pela Assembleia Legislativa, proposição do deputado Hermano Morais.

Em novembro do ano passado, a delegação potiguar liderada pela governadora Fátima Bezerra foi à Dinamarca, onde buscou investimentos para o desenvolvimento da infraestrutura necessária à economia do futuro, como o porto-indústria que irá viabilizar a geração de energia offshore; e apresentou as potencialidades do Estado para empresas e fundos de investimentos. “Estamos muito honrados com a presença do embaixador, que tão bem recebeu nossa missão na Dinamarca e abriu as portas de universidades, federação das indústrias, de empresas do setor de energias e de fundos de investimentos. Seja bem-vindo!”, saudou Jaime Calado.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com