De artistas e escritores, professores a estudantes, projetos rondam cada uma das mentes, faltando algum fator para sair do papel, seja ele recursos financeiros ou orientações profissionais. No dia 12 de novembro, às 18h30, a agente territorial de cultura Raquel de Queiroz ensinará sobre a construção de projetos culturais para leis de fomento à cultura, como a Política Nacional Audir Blanc, ou para fins independentes.
No auditório da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o evento propõe trabalhar a criação de projetos culturais desde o princípio, iniciando com uma oficina ministrada pela palestrante. Bacharel em Rádio, TV e Internet pela UERN, Raquel é produtora audiovisual desde 2021. Integrante e co-fundadora do coletivo Marola Filmes. Dona da produtora RQB Produções e é membro do coletivo CAJUERN. Diretora do curta Projeto Mia (2023) e de Passagem Única (2025), produtora do curta-documentário Vidas Juninas (2025), entre outras produções audiovisuais. Atualmente está como Agente Territorial de Cultura da região imediata de Mossoró, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, Ministério da Cultura e IFRN.
No segundo momento, será realizada uma roda de conversa com a produtora cultural Joriana Pontes. Licenciada em Ciências Sociais pela UERN, pós-graduada em Arte e Educação com ênfase no Teatro pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e pós-graduada em Educação e contemporaneidade pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem 35 anos de vida artística, divididos entre atuação, produção e gestão cultural, trabalhando com teatro, circo, palhaçaria feminina e audiovisual. Ocupa cadeira na Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM), e integra a Rede Pavio, das Palhaças do Mundo e da Companhia Bagana de Teatro. Foi Secretária de Cultura de Areia Branca e Conselheira Nacional de Cultura, representando o colegiado de teatro do Nordeste. Trabalha como assessora gestão cultural nas leis de incentivo e elaboração de projetos.
“O evento é importante para movimentar a cultura aqui da região e para informar sobre as políticas públicas culturais para os fazedores e fazedoras de cultura”, diz Raquel. A palestrante também fala sobre a importância de divulgar as políticas e os direitos dos produtores locais, para que possam desenvolver os seus projetos.
Como encerramento, o evento contará com um coffee break, momento oportuno para tirar dúvidas com as palestrantes. A oficina é aberta para todo o público, especialmente para discentes de todos os cursos da UERN, sendo emitidos certificados de participação com horas complementares.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o formulário nesse link.



