O Centro Feminista 8 de Março (CF8) lançou o projeto “Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade em Tom de Liberdade”, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo e empoderamento socioeconômico de mulheres negras em Mossoró e região. O projeto, financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), tem a missão de valorizar e difundir a cultura negra viva e contribuir para construção de uma sociedade antirracista, reconhecendo as mulheres negras como agentes fundamentais de transformação social e econômica em suas comunidades e na cidade como um todo. A iniciativa beneficia diretamente 100 mulheres negras articuladas em coletivos da economia solidária e da cultura.
O evento de lançamento aconteceu com três momentos especiais que celebram a história, a cultura e o empreendedorismo da mulher negra:
Percurso Histórico conduzido pela UERN, saindo da Praça Manoel Nunes da Paz (Praça do Museu), resgatando a presença e contribuição das mulheres negras na construção histórica da cidade.
Cerimônia oficial de lançamento no Auditório do Centro Feminista 8 de Março (R. Des. Dionísio Filgueira, 519 – Centro), com apresentação detalhada do projeto e suas metas.
Cultural “Em Tom de Liberdade” na Esquina da Esquerda (Rua Juvenal Lamartine, 1912, Centro), com roda de samba com Dayane Nunes e convidadas, além de feira de mulheres negras empreendedoras.
Impacto social e econômico – De acordo com Andréa Souza, coordenadora do projeto, a realização dele representa um marco importante na construção de uma cidade mais justa e plural: “O projeto é essencial para auto-organizar as mulheres numa perspectiva de raça, de classe, de gênero, discutindo a economia solidária a partir da autonomia e articulando e auto-organizando as mulheres na construção de um mundo mais justo, mais solidário para todas as mulheres”, pontua.
A iniciativa promove ações integradas através de oficinas de formação, debates e reuniões envolvendo a temática gênero-classe-raça, capacitação para geração de renda e valorização cultural, criando uma rede de apoio que potencializa o protagonismo da mulher negra nos diversos setores da economia local, sempre com base no feminismo popular militante.
Além disso, com foco no protagonismo e na autonomia econômica, o projeto fortalecerá a organização coletiva das mulheres negras, ampliando suas oportunidades de geração de renda através da economia solidária, e promovendo o reconhecimento e valorização da cultura negra, por contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade antirracista em Mossoró e região. Ainda, busca-se consolidar redes de apoio mútuo e solidariedade entre as participantes, potencializando seu papel como agentes de transformação social.
Sobre o Centro Feminista 8 de Março – O CF8 é uma organização feminista com atuação consolidada em oito estados do Nordeste, tendo como missão contribuir para a construção do feminismo a partir do fortalecimento dos grupos de mulheres e de sua auto-organização. Com experiência em projetos financiados por organismos como União Europeia, FIDA, MDS e BNDES, a organização desenvolve ações nas áreas de economia feminista, defesa dos bens comuns no semiárido, e fortalecimento de movimentos sociais. A parceria com a Fundação Banco do Brasil para este projeto reforça o compromisso histórico do CF8 com iniciativas transformadoras que promovem igualdade e justiça social.
