Centro Feminista 8 de Março lança projeto de protagonismo de mulheres negras em Mossoró

Iniciativa financiada pela Fundação Banco do Brasil (FBB) promove autonomia socioeconômica e valorização da cultura negra

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O Centro Feminista 8 de Março (CF8)  lançou o projeto “Mulheres Negras em Cada Canto da Cidade em Tom de Liberdade”, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo e empoderamento socioeconômico de mulheres negras em Mossoró e região. O projeto, financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), tem a missão de valorizar e difundir a cultura negra viva e contribuir para construção de uma sociedade antirracista, reconhecendo as mulheres negras como agentes fundamentais de transformação social e econômica em suas comunidades e na cidade como um todo. A iniciativa beneficia diretamente 100 mulheres negras articuladas em coletivos da economia solidária e da cultura.

O evento de lançamento aconteceu com três momentos especiais que celebram a história, a cultura e o empreendedorismo da mulher negra:

Percurso Histórico conduzido pela UERN, saindo da Praça Manoel Nunes da Paz (Praça do Museu), resgatando a presença e contribuição das mulheres negras na construção histórica da cidade.

Cerimônia oficial de lançamento no Auditório do Centro Feminista 8 de Março (R. Des. Dionísio Filgueira, 519 – Centro), com apresentação detalhada do projeto e suas metas.

Cultural “Em Tom de Liberdade” na Esquina da Esquerda (Rua Juvenal Lamartine, 1912, Centro), com roda de samba com Dayane Nunes e convidadas, além de feira de mulheres negras empreendedoras.

Impacto social e econômico – De acordo com Andréa Souza, coordenadora do projeto, a realização dele representa um marco importante na construção de uma cidade mais justa e plural: “O projeto é essencial para auto-organizar as mulheres numa perspectiva de raça, de classe, de gênero, discutindo a economia solidária a partir da autonomia e articulando e auto-organizando as mulheres na construção de um mundo mais justo, mais solidário para todas as mulheres”, pontua.

A iniciativa promove ações integradas através de oficinas de formação, debates e reuniões envolvendo a temática gênero-classe-raça, capacitação para geração de renda e valorização cultural, criando uma rede de apoio que potencializa o protagonismo da mulher negra nos diversos setores da economia local, sempre com base no feminismo popular militante.

Além disso, com foco no protagonismo e na autonomia econômica, o projeto fortalecerá a organização coletiva das mulheres negras, ampliando suas oportunidades de geração de renda através da economia solidária, e promovendo o reconhecimento e valorização da cultura negra, por contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade antirracista em Mossoró e região. Ainda, busca-se consolidar redes de apoio mútuo e solidariedade entre as participantes, potencializando seu papel como agentes de transformação social.

Sobre o Centro Feminista 8 de Março – O CF8 é uma organização feminista com atuação consolidada em oito estados do Nordeste, tendo como missão contribuir para a construção do feminismo a partir do fortalecimento dos grupos de mulheres e de sua auto-organização. Com experiência em projetos financiados por organismos como União Europeia, FIDA, MDS e BNDES, a organização desenvolve ações nas áreas de economia feminista, defesa dos bens comuns no semiárido, e fortalecimento de movimentos sociais. A parceria com a Fundação Banco do Brasil para este projeto reforça o compromisso histórico do CF8 com iniciativas transformadoras que promovem igualdade e justiça social.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais