PF deflagra operação contra grupo criminoso responsável por fraudes bancárias no RN

Bandidos atuavam também em Alagoas e Sergipe, gerando prejuízo estimado em R$ 171 mil a clientes da Caixa Econômica Federal

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/9), a Operação Retentor, destinada a desarticular organização criminosa especializada em fraudes bancárias realizadas por meio da retenção de cartões em terminais de autoatendimento.

O esquema criminoso investigado consistia na instalação de dispositivos físicos em caixas eletrônicos para impedir a retirada dos cartões, induzindo as vítimas a acionar números de falsas centrais de atendimento. Nessas ligações, integrantes do grupo se passavam por funcionários de bancos e conseguiam obter as senhas. Em seguida, os criminosos retiravam os cartões retidos e subtraíam rapidamente os valores das contas das vítimas por meio de saques, transferências para “laranjas” ou simulação de compras em maquinetas fornecidas pelo próprio grupo.

As investigações identificaram que a organização estaria envolvida em ao menos 22 crimes consumados entre maio de 2024 e junho de 2025, praticados no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, gerando prejuízo estimado em R$ 171 mil a clientes da Caixa Econômica Federal.

Na ação de hoje, policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, um em Parnamirim, dois em endereços residenciais da capital e dois na cadeia pública de Natal, uma vez que dois investigados já se encontram presos desde abril de 2025 por envolvimento nas fraudes. Uma mulher foi presa preventivamente e teve aparelhos de telefonia apreendidos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e integração em organização criminosa.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais