Baixa cobertura vacinal de crianças preocupa a confederação dos municípios

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

O vírus do sarampo, antes eliminado do Brasil, voltou a circular no país em 2018 e, desde então, já adoeceu mais de 40 mil pessoas, principalmente crianças, e matou 40 delas. A reintrodução do vírus ocorre em um cenário, iniciado em 2017, de queda da cobertura vacinal de Sarampo nos Municípios brasileiros. Por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça o convite para que todas as prefeituras participem da campanha Municípios vacinando o Brasil contra a volta de doenças.

A meta de cobertura da tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba (SRC), é de 95%. Mas, desde 2017, o Brasil não alcança esse percentual. O pior ano foi 2021, que registrou apenas 73,50%.

Em relação aos Municípios que conseguiram cumprir ou superar a meta, há uma queda acentuada. Em 2007, 79% deles, ou seja, 4.448 cidades haviam alcançado os 95% de cobertura. Oito anos depois, em 2015, somente 58,7% (3.268) seguiam dentro da meta. No ano passado, em 2021, o índice caiu para 31,4% (1.748). Acesse aqui a íntegra do estudo da CNM sobre a cobertura vacinal.

Retrocesso – Em 2016, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a obter o certificado de eliminação do sarampo. Porém, com a reintrodução do vírus da doença em 2018, o país perdeu, em 2019, o certificado em razão da permanência da circulação do vírus por mais de 12 meses.

O esquema vacinal contra o sarampo em crianças é composto de duas doses, a primeira com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que deve ser aplicada aos 12 meses, e a segunda com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), aplicada aos 15 meses.

As campanhas de vacinação seguem sem conseguir sensibilizar os pais a voltar a imunizar seus filhos. A cobertura vacinal contra doenças como a polio, por exemplo, está baixa. No Rio Grande do Norte, Natal, tem um dos menores índices, de menos de 40%. Em Mossoró, o índice está em pouco mais de 60%. (Fonte: CNM)

 

 

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais