Centro Feminista apresenta resultados do Projeto Quintais das Margaridas

Entidade também está lançando novas ações para fortalecimento de mulheres rurais no Nordeste

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

Implementado pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Projeto Quintais das Margaridas celebra, *nesta sexta-feira (25)*, os resultados obtidos com as ações que fortaleceram os quintais produtivos beneficiados. No encontro, também será anunciado o início de dois projetos que seguirão na mesma linha de fortalecimento dos quintais produtivos e da organização produtiva das mulheres. As ações destacadas neste encontro potencializam as atividades produtivas de quase 800 mulheres, impactando e transformando a realidade no semiárido nordestino por meio do protagonismo das mulheres e da agroecologia.

O evento contará com a presença da subsecretária de Mulheres Rurais do MDA, Viviana Mesquita, da coordenação nacional da ASA, Glória Batista, da coordenadora de mulheres da FETARN, Jocélia Silva, da coordenação da FETRAF/RN, Cícera Franco, da presidenta da Unicafes RN, Neneide Lima, da presidenta da Unicafes Nacional, Fátima Torres, do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar no RN, Alexandre Lima, e da deputada estadual Isolda Dantas, além de representações de sindicatos parceiros.

*Quintais das Margaridas*

Pela manhã, haverá uma visita a quintais de agricultoras beneficiadas pelo projeto, no Assentamento Monte Alegre, zona rural de Upanema. A partir das *14h30, no Hotel VillaOeste, em Mossoró (RN)*, será realizado um ato de apresentação de resultados, com entrega de termos de recebimento, exposição de produtos das mulheres, feira de artesanato, depoimentos das participantes e apresentação artística. Foram beneficiadas 80 mulheres agricultoras dos municípios de Upanema, Santa Cruz e Bom Jesus, em ações voltadas à produção de alimentos, criação de pequenos animais e formação em temas como agroecologia, economia feminista e acesso a políticas públicas.

As participantes puderam fortalecer seus quintais com apoio técnico e recursos, além de participarem de oficinas e intercâmbios com outras agricultoras. Parte da metodologia inclui o registro de sua rotina produtiva, fortalecendo a valorização do trabalho das mulheres rurais. O projeto integra o Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais, criado a partir das demandas da Marcha das Margaridas, pelo Governo Federal, por meio do MDA. As ações contemplaram os territórios: Sertão do Apodi (Upanema), Trairi (Santa Cruz) e Potengi (Bom Jesus).

*Quintais produtivos e organização produtiva*

O evento marcará o lançamento de dois novos projetos que serão implementados pelo CF8 e MDA, ampliando o alcance das ações de fortalecimento das mulheres rurais no Nordeste. O projeto “Quintais Produtivos — para autonomia das mulheres” atuará nos estados do Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Alagoas (AL), com foco na formação de mulheres em agroecologia, manejo sustentável de quintais, tecnologias sociais, economia feminista e convivência com o semiárido. A iniciativa beneficiará diretamente 360 mulheres e suas famílias, em parceria com as UNICAFES estaduais.

Já o projeto “Organização Produtiva para Autonomia Econômica das Mulheres Rurais” será desenvolvido no Rio Grande do Norte (RN) e na Paraíba (PB), em parceria com as organizações PATAC e Instituto Frei Beda. A ação irá fortalecer 15 grupos produtivos, beneficiando um total de 352 mulheres com estratégias voltadas à produção, comercialização e organização econômica de base agroecológica. As iniciativas reafirmam o compromisso do Centro Feminista com a promoção da autonomia das mulheres do campo e com o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais