Por Daniel Bastos
Os grandes parecem não aceitar a derrota para os pequenos. Não é de hoje que se tem essa percepção. E ela nos acompanha em vários setores da vida em sociedade.
No futebol, o jogo se resolve dentro das quatro linhas, e nem sempre o melhor elenco, o time mais bem preparado, e com mais estrutura sai vencedor. Esse é inclusive um dos grandes atrativos. E mistérios desse esporte.
Não é de hoje que presenciamos placares inacreditáveis, viradas históricas, e times menores conseguindo derrotar gigantes. Mesmo assim, continua sendo difícil reconhecer o mérito do vencedor, quando este é considerado menor.
Na noite de ontem (25/02), no estádio Manoel Leonardo Nogueira, em Mossoró, jogaram pela primeira rodada do quadrangular final do Campeonato Nota Potiguar 2023, Potiguar de Mossoró x ABC de Natal, e o time mandante saiu vitorioso por 2×1 marcando o gol da virada no final da partida. Aos 42 minutos do segundo tempo. Quase no apagar das luzes.
Como acontece na maioria das vezes nessas situações, ao final da partida, o técnico do ABC, Fernando Marchiori, atribuiu o resultado negativo à equipe de arbitragem na sua entrevista pós-jogo.
Marchiori foi expulso pelo árbitro em campo. Isso talvez tenha contribuído para que foram cometidos pelo árbitro e seus auxiliares erros capitais e que na opinião dele, fizeram com que a partida tomasse um rumo completamente diferente do que se desenhou no final.
O técnico ainda disse que o jogo estava controlado, dizendo que se houvessem marcado irregularidades no primeiro gol, o ABC iria para o intervalo vencendo. E que no lance do segundo gol, não houve penalidade.Antes de analisarmos os lances, analisemos as situações.
Não é surpresa para ninguém, que o ABC tem o melhor time do Campeonato Potiguar nesta temporada. Dos 8 jogos da primeira fase, foram 7 vitórias e 1 empate. Contra o Potiguar de Mossoró, foram duas vitórias convincentes (sem falar dos possíveis erros de arbitragem do jogo de volta, no Nogueirão, a favor do time da capital).
Visto isso, o técnico do ABC veio com time misto, para não dizer reserva, pra enfrentar o alvirrubro mossoroense na sua casa, o que alguns críticos podem considerar como soberba, excesso de confiança,.
Marchiori justificou ser necessidade de rodízio, pois joga por outras competições. O Potiguar, por seu turno, não tem nada a ver com isso.
Por último, Marchiori reclamou muito do estado do gramado, o que para alguns críticos pode parecer zombaria, pois o gramado estava ruim para as duas equipes e faz-se pensar que somente a equipe dele não tinha nível pra jogar num gramado tão ruim. O Potiguar, mais uma vez, não tem nada a ver com isso.
Há de se pontuar. No jogo do returno, na primeira fase, a partida estava com 41 minutos da etapa final quando Wellington Sabão sofreu um pênalti claríssimo, que poderia (quem sabe) dar a vitória ao alvirrubro. A arbitragem não deu, e o jogo que àquela altura estava empatado em 1×1, acabou 1×3 para o ABC. O técnico do alvinegro nada falou, e detalhe, o árbitro Alciney Santos de Araújo foi afastado, após esse episódio.
Os lances de ontem reclamados por Marchiori são analisados q seguir.
No 1° gol, o atacante Robert estava em posição legal, pois tanto o goleiro, como mais 2 zagueiros e o lateral esquerdo, davam condições.
No 2° gol, o lance do pênalti, claramente o jogador do Potiguar foi tocado e desequilibrado, após grande jogada.
Onde falta humildade, naturalmente a arrogância e a prepotência hão de se sobressair, mesmo que sem intenção direta. O técnico errou na escalação, esperava vencer tranquilamente ou pelo menos empatar, e não contava com a bravura de um time que mesmo menor, com elenco tecnicamente inferior, de menos condições financeiras, não se entregou, lutou e venceu dentro das quatro linhas, e ficou com os 3 primeiros pontos da segunda fase.
Seria mais legal, honesto e esportivo da parte de Marchioti conhecer que o Potiguar aproveitou melhor as chances que teve, e merecidamente saiu da partida vitorioso, aí campeonato que segue para ambas as equipes e pensamento nos próximos jogos.
Acultura de procurar um culpado para erros próprios tem que acabar.
Momento do passe pra Robert, gol claramente legal.. Goleiro e zagueiros na mesma linha dele, fora o lateral esquerdo dando condições lá atrás
Momento do toque, em pênalti claríssimo!

