No dia 6 de outubro desse ano, o brasileiro vai sair de casa para eleger o prefeito de sua cidade, o vice-prefeito e os vereadores para o parlamento municipal.
Para os dirigentes partidários, esse calendário já teve inicio faz tempo. Muitos já estão na praça em busca dos seus candidatos. Caneta e papel na mão e muitos calculos a serem feitos até o dia que termina o prazo de filiação partidária.
Quem desejar disputar as eleições desse ano tem que estar até dia 5 de abril filiado a um partido político e, por isso, os bastidores estão agitados e os dirigentes partidários feito loucos em busca de montar suas nominatas.
O Boca da Noite conversou com as lideranças políticas que vem construindo os blocos dos que estão rumo à disputa para a Câmara Municipal.
Até agora, identificamos cinco partidos políticos com chapas proporcionais pré-formadas, além de três federações com seus nomes já quase prontos para a caça ao voto.
Vamos lá:
PL – Está com um grupo de jovens e de mulheres onde seus dirigentes acreditam que venha a fazer uma chapa competitiva. Além disso, o partido aposta em candidaturas vindas do segmento mais conservador.
AVANTE – O empresário Jorge do Rosário, ao lado do empreendedor Franklin, vem montando uma nominata que pode ter como candidato a prefeito o vereador Tony Fernandes.
União Brasil – O partido do atual prefeito vai para a disputa com 14 vereadores de mandato além de alguns auxiliares do atual governo.
PSD – Vem para a disputa com uma chapa completa e feita apenas com suplentes de 2020, tendo tem como principias candidatos Alex do Frango e Petras Vinícius.
Solidariedade: Partido que ainda está sobre o controle do prefeito Allyson Bezerra, estará na disputa com uma chapa feita por lideranças comunitárias e alguns suplentes de vereador de 2020.
As Federações
PT, PV e PC do B vem montando sua chapa com muitos cuidados. A federação quer eleger três vereadores e tem como nome principal a atual vereadora Marleide Cunha.
PSDB e Cidadania – Já tem uma chapa praticamente montada e tem como principal nome o atual presidente da Câmara, Lawrence Amorim, que deverá concorrer à reeleição.
A outra federação que está bastante adiantada é formada pelo REDE e PSOL. Essa federação vem fazendo reuniões e conta com o apoio do deputado Ivanilson Oliveira na montagem da chapa, tendo como articulador de bastidores o ex-vereador João Gentil.
Ainda correndo para tentar formar uma chapa, o PP da ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini; o Republicanos, que vive um impasse para saber quem vai ficar no comando aqui em Mossoró.
Quem também pode ressurgir também é o PSB e o MDB. Ambos estão conversando nos bastidores.
