Os funcionários das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte iniciam nesta segunda-feira, 9/9, greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a categoria rejeitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs um reajuste de 4,64% para salários e demais verbas em 2024, com um aumento real de 0,7%, além de um reajuste de 15% nos pisos salariais e aumento de 0,6% acima da inflação para 2025. No entanto, os trabalhadores consideraram os valores insuficientes, especialmente o aumento de 0,7% para 2024 e 0,6% para 2025.
A paralisação não atinge Mossoró. Os bancários que atuam nas agências da Caixa e do Banco do Brasil em Mossoró e região (que compreende 15 municípios) decidiram não paralisar as atividades.
Os bancários pertencentes à base de Mossoró e Região reuniram-se na segunda-feira passada (2/9) em assembleia extraordinária para debaterem e deliberarem sobre a 10ª proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos ao movimento sindical.
A proposta foi colocada em votação e 47,5% dos presentes votaram pela aprovação, contra 40% que votaram pela desaprovação. 12,5% se abstiveram de votar justificando que, mesmo não concordando com os índices apresentados, reconhecem a falta de interesse ou disposição de luta de grande parte da categoria na busca de mais avanços na proposta. Como a maioria acatou a proposta da Fenaban, os bancos de Mossoró e região funcionarão normalmente amanhã.