A produção da fábrica será voltada à mecanização da agricultura familiar no Rio Grande do Norte, no Nordeste e em todo o país, e fará parte de uma planta de produção de equipamentos que contará com três fábricas instaladas pelo Brasil.
Além de Isolda, o encontro reuniu representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pelo secretário de agricultura familiar Alexandre Lima, das empresas chinesas parceiras e de autoridades dos estados da Bahia e do Maranhão. Durante a reunião, foi assinado o Termo de Cooperação que formaliza a instalação de três unidades de produção de tratores e máquinas agrícolas: uma em Mossoró (RN), uma na Bahia e uma no Maranhão.
A deputada Isolda relembrou que a conquista é resultado de uma luta iniciada ainda em 2024, quando apresentou a defesa para que Mossoró recebesse o empreendimento. “Hoje é um dia histórico. Lá atrás começamos essa luta para trazer a fábrica para Mossoró e agora estamos dando os passos finais para a instalação. Estamos falando de mecanização acessível, produção de alimentos saudáveis e geração de oportunidades. É desenvolvimento chegando para o povo”, destacou.
Com o acordo firmado, o próximo passo será a visita técnica da empresa a Mossoró, para análise do terreno e definição das condições para iniciar o processo de instalação. Vale lembrar que o oeste potiguar é referência nacional no estudo de implementação de pequenas máquinas agrícolas na produção da agricultura familiar. Esses estudos acontecem através da parceria Brasil-China que é acompanhada de perto pelo governo do estado, pelo mandato da deputada Isolda Dantas e por pesquisadores brasileiros e chineses através da UERN.
A expectativa é que a nova fábrica fortalecerá a economia local e regional, ampliando o acesso dos agricultores e agricultoras familiares a tecnologias de produção, promovendo segurança alimentar e gerando emprego e renda para Mossoró e para o Oeste potiguar.

