Em assembleia realizada nesta quarta-feira (10/5), os professores da rede municipal de educação de Governador Dix-sept Rosado aprovaram data para aprovação de indicativo de greve.
Os docentes lutam pelo pagamento do reajuste do piso salarial nacional da categoria e, no último dia 4/5, estiveram na Câmara Municipal onde expuseram sua demanda e pediram apoio do Legislativo.
O objetivo é de contar com a Câmara Municipal para sensibilizar a gestão a conceder o reajuste garantido por Lei. Nesse sentido, os docentes solicitaram aos vereadores que tentem convencer o Executivo a receber os trabalhadores em uma nova reunião, com a presença do Legislativo, onde se espera que o Município apresente uma proposta de concessão do mencionado reajuste.
Na última vez que Sindicato e Município se reuniram, o prefeito informou que naquele momento não tinha mais como conceder o reajuste de 14,95%, nem mesmo parcelado, como havia prometido em encontro anterior.
Após isso, a categoria foi obrigada a realizar paralisação em protesto a esta negativa e buscar apoio da comunidade em defesa de seus direitos, mas sempre esperançosa de que o Executivo Municipal venha a mudar de posicionamento e atenda a principal demanda da categoria.
Dentro dessa programação, no próximo dia 18/5, os professores estarão reunidos em nova assembleia com objetivo de aprovar ou não indicativo de greve da categoria. Essa decisão dependerá muito do desenrolar dos fatos durante a semana. Caso haja uma reunião satisfatória entre Prefeitura e Sindicato, e após análise da assembleia, essa situação pode avançar ou retroceder.
RELEMBRANDO – Na segunda reunião entre Executivo e Sindicato, o Executivo propôs dividir o reajuste de 14,95% em 2 parcelas no ano de 2023 (maio e novembro) e as outras duas em 2024 (março e abril).
Os professores, em assembleia rejeitaram a proposta e enviaram uma contraproposta, com sugestão de pagamento em 3 parcelas dentro do ano de 2023. Esta proposta foi rejeitada pelo Executivo e, para surpresa de todos, nem a proposta feita pelo Município foi mais posta em pauta.
A prefeitura informou apenas que o Município não teria mais como conhecer qualquer percentual de reajuste.
Logo após encerramento da assembleia, o Sindicato recebeu ofício originado do Gabinete do prefeito, marcando reunião para o dia 17/5 com objetivo de tratar sobre o tema em questão. “Nossa expectativa é que o município restabeleça a negociação e conceda a solicitação, fazendo com que todos sejam beneficiados com um potencial acordo”, ressalta a diretoria executiva do sindicato.