Santa Cruz teve crescimento econômico e religioso após a construção do Santuário de Santa Rita, garante padre

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O turismo religioso tem importante participação no desenvolvimento da cidade de Santa Cruz. Esse impacto teve início a partir da construção do Santuário de Santa Rita. É o que garante o padre Vicente Fernandes, pároco de Santa Cruz. Ele falou ao programa Boca da Noite, apresentado pelo radialista Ugmar Nogueira na FM 98.7, sobre o assunto.
“Na época em que iniciamos essa obra, os ventos eram bastante favoráveis. Tínhamos três políticos no Estado muito apaixonados por Santa Cruz: o hoje deputado Tomba, o ex-governador Iberê Ferreira e o ex-senador da República Fernando Bezerra. Eles três foram fundamentais nessa luta”, relembra.
O turismo religioso e um dos que mais crescem no Brasil hoje. “Essa atividade turística é uma realidade. É um turismo diferente, é um turismo que mexe com o interior das pessoas ou seja mexe com a fé das pessoas”, destaca o religioso.
Padre Vicente destacou as transformações que a cidade sofreu a partir do aumento das visitações ao Santuário de Santa Rita de Cássia. “Nossa cidade servia apenas como ponto de parada de quem vinha da capital para a região Agreste-Seridó. Após a construção do santuário, essa realidade mudou. A cidade ficou conhecida no Brasil inteiro. Além disso tivemos uma grande expansão de leitos de pousadas e hotéis. Quando iniciaram as visitas ao santuário tínhamos 15 vendedores ambulantes, hoje temos 120 vendedores ambulantes, que ficam no percurso do santuário comercializando os seus produtos”, acrescenta.
O pároco afirma que todos os domingos o santuário recebe em média 40 ônibus lotados vindo de Pernambuco, Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte. “Afirmo que Santa Cruz fica diferente aos domingos com a presença de muita gente que chega para conhecer o nosso santuário”.
Perguntado sobre o que acha de um santuário em homenagem à Santa Luzia em Mossoró, Vicente lembrou que Mossoró já tem a maior festa religiosa do Rio Grande do Norte, já tem uma identidade muito forte. “O santuário vai consolidar uma relação já existente de devoção combinando com o atual momento vivido no turismo religioso”, pontuou.
O padre Vicente trouxe um detalhe interessante na entrevista. Ele disse que a festa de Santa Rita de Cássia, que acontece no mês de maio, contava, antes do santuário, com 10 mil pessoas. “Com a construção do santuário, já tivemos noite com mais de 150 mil pessoas na festa, segundo dados da Polícia Militar”, comemora.
Com 56 metros, a estátua de Santa Cruz é um dos mais importantes monumentos religiosos do Estado, transformando a realidade de Santa Cruz. “Antes, a cidade era um mero ponto de passagem na estrada que liga Natal à região do Seridó. Santa Cruz virou um importante destino de turismo religioso no Estado”, finaliza.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais