SEDEC divulga balanço do PROEDI com saldo positivo na geração de empregos

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O primeiro bimestre de 2025 apresentou um saldo positivo na geração de empregos nas indústrias beneficiadas pelo PROEDI com 615 novos postos de trabalho. Em janeiro, o programa contava com 306 empresas ativas, que juntas mantinham 55.776 vínculos empregatícios, sendo 31.913 empregos diretos e 23.863 terceirizados. Já em fevereiro, mesmo com a redução para 303 empresas ativas — resultado de 3 exclusões no período de empresas que não atenderam aos requisitos de permanência no programa — o número total de empregos cresceu, alcançando 56.391 vínculos, com 31.800 empregos diretos e 24.591 terceirizados. Esses dados estão no Boletim PROEDI – Balanço Bimestral (Jan/Fev), divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

“Analisando a interiorização do programa, através do percentual de participação do número de empregos do PROEDI, nota-se que entre janeiro e fevereiro de 2025 Natal ampliou sua participação de 22,41 % para 22,59 %, Mossoró ganhou 0,84 p.p. (de 12,24 % para 13,08 %), e Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo mantiveram-se estáveis”, discorre o Boletim.

Nas áreas estratégicas do Estado — Natal, Mossoró, Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante —  o PROEDI tem impactado diretamente. Em Natal, houve crescimento de 12.500 empregos em janeiro para 12.737 em fevereiro. Já em Mossoró, o aumento foi ainda mais expressivo: de 6.828 para 7.375 empregos, consolidando-se como um importante polo do interior. O grupo formado por Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo apresentou uma leve redução no total de empregos, passando de 14.184 em janeiro para 14.142 em fevereiro. Por outro lado, os demais municípios do Estado, que representam a interiorização do programa, apresentaram uma pequena queda: de 22.264 empregos em janeiro para 22.137 em fevereiro. Mesmo assim, mantêm participação relevante na distribuição do emprego industrial potiguar

A análise da distribuição de empregos formais por mesorregião no 1º bimestre de 2025 revela como o PROEDI impacta diferentes territórios do Rio Grande do Norte, respeitando as dinâmicas econômicas e industriais específicas de cada região. O Leste Potiguar, que inclui a Região Metropolitana de Natal, segue como a principal concentração de empregos industriais no Estado. Em janeiro, o total era de 37.514 empregos, número que subiu para 37.693 em fevereiro, registrando um crescimento na região mais urbanizada do RN.

A Indústria Alimentícia segue como o setor com maior participação no número de empregos, representando 32,89% em fevereiro, com um crescimento de 0,56 ponto percentual em relação a janeiro. Logo após, está a Indústria Têxtil, com 25,61% da participação. O setor de Transformação também teve destaque, com aumento de 0,41 p.p., chegando a 13,70% da participação total. Outros setores que apresentaram pequenas variações positivas foram Construção Civil (insumos da produção), com 0,07 p.p., e Mineração, com 0,04 p.p.

O primeiro bimestre de 2025 reforça a importância do PROEDI como política de incentivo ao desenvolvimento industrial e à geração de empregos no Rio Grande do Norte. Com saldo positivo de 615 novos postos de trabalho entre janeiro e fevereiro, o programa demonstra sua capacidade de impulsionar a economia local mesmo em cenários de oscilação setorial. Além disso, a leve redução no número de empresas participantes entre os dois meses reforça a importância do acompanhamento constante para garantir a permanência e a sustentabilidade das atividades incentivadas. Desse modo, destaca-se o compromisso do PROEDI em fortalecer o setor produtivo, estimular o emprego formal e promover o desenvolvimento regional equilibrado no Estado.

Fonte: Governo do Estado do RN

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais