* Pedrina Oliveira
Especial para o Blog Na Boca da Noite
A cidade de Mossoró, no Oeste Potiguar, teve mais dois homicídios registrados no último final de semana. Com esses novos casos, o número de mortes violentas somente nos primeiros 22 dias do ano de 2022 chegou a 12.
O final de semana registrou ainda a prisão de dois foragidos da Justiça, várias prisões em flagrante, uma apreensão de um menor de idade que se envolveu em um capotamento cinematográfico e também teve uma tentativa de homicídio na noite de domingo, 23/01.
Na sexta, dia 21/01, no bairro Boa Vista em Mossoró, policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró, prenderam através de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Patos na Paraíba, Klenison Fernandes de Oliveira, de 41 anos.
Segundo a Polícia, existia um mandado de prisão por crime de roubo, (artigo 157) e que existia a sentença condenatória de 7 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado, por um crime que ele praticou em 2019 em Patos/PB. A Polícia o encaminhou para a (DEFUR) onde, após procedimentos, foi encaminhado ao sistema prisional.
Ainda na sexta, aconteceu um caso inusitado. Um homem identificado como Alessandro Silva se entregou na Delegacia de Plantão por ter em seu desfavor um mandado de prisão. Mas a forma como esse homem se entregou chamou a atenção dos policiais. O homem estava embriagado, chegou gritando e insistindo para prendê-lo. Dizia que contra ele tinham um mandado de prisão.
Os policiais verificaram nos sistemas que realmente havia em desfavor desse homem um mandado de prisão para cumprir pena no regime semiaberto por crime de dano ao patrimônio alheio, (artigo 163). Ele teve a prisão decretada através da Vara de Execução Penal de Mossoró.
E na manhã seguinte, já no sábado, 22/01, quando foi conduzido para a cadeia, não se lembrava de nada e perguntou aos policiais o motivo da sua prisão. Onde foi dito que ele esteve de noite, se entregando, dizendo que havia um mandado de prisão contra ele e que foi confirmado.
O sábado foi bastante movimentado para os policiais de Mossoró. Nesse dia, aconteceram dois homicídios, um capotamento cinematográfico e várias prisões em flagrante.
Pela manhã, no cruzamento da rua Campos Sales com a avenida Alberto Maranhão, no bairro Bom Jardim em Mossoró, um homem identificado por Francisco Nazário Figueiredo Neto foi localizado com três tiros na cabeça.
Segundo a Polícia, um homem que passava pelo local, por volta das 5 h da manhã, avistou o homem caído no chão e agonizando. Acionou imediatamente o SAMU e a Polícia Militar. Quando o (SAMU) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou no local, o encaminhou imediatamente para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Mas, ele veio a óbito assim que deu entrada na unidade hospitalar.
Ainda segundo a Polícia, moradores da região, informaram que ouviram tiros na noite de sexta 2/01. A PM chegou a ir no local, mas nada encontrou. O corpo foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), para ser examinado. A Polícia Civil vai investigar mais este crime de homicídio, o de número 11 na cidade.
E no início da tarde de sábado, por volta das 13h20 min. na rua Alfredo Neitzeke, que é transversal com a rua Anatália de Melo Alves, no bairro Paredões, aconteceu o registro de mais uma morte violenta. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, um homem foi tirado à força de dentro de sua casa e foi assassinado com cerca de 5 tiros, em uma região de mata.
A PM que fazia patrulhamento na região, ouviu os tiros e foi em direção ao local. Conseguiram visualizar dois homens correndo para dentro do matagal e fizeram buscas. Mas não encontraram ninguém. Quando voltavam, visualizaram o corpo no meio do mato com cerca de 5 tiros. A Polícia Militar então, isolou a área. ITEP e a Polícia Civil foram acionados e fizeram toda a parte de perícia e o corpo sem identificação foi recolhido para ser examinado. No domingo, o corpo foi identificado pelos familiares como sendo de Eduardo Silva Lima, de 25 anos. A Polícia Civil vai investigar o crime.
Ainda no sábado, policiais do 12º Batalhão, através da viatura 1205 do Sumaré, com comando do sargento P. Silva e dos soldados G. Reinaldo e Michel, foram informados que um homem vendia drogas na região das Malvinas no bairro Dom Jaime Câmara e que portava uma arma de fogo. Os policiais foram imediatamente até o local indicado e quando o suspeito viu o carro da Polícia, tentou fugir entrando em uma casa. Mas, a Polícia foi mais rápida e conseguiu deter esse homem que estava com um revólver calibre 38 municiado.
A Polícia precisou solicitar a ajuda do soldado D. Moura e do cão farejador K9 para localizar as drogas. E foram encontrados na casa: trouxinhas de maconha, uma pedra de crack e R$ 148,00 em dinheiro fracionado.
O homem foi identificado como sendo: Douglas Rafael Vianda de 22 anos. ele foi apresentado junto com a arma de fogo e as drogas na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, autuado por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Foi encaminhado à cadeia pública, onde ficou a disposição da justiça.
E na tarde de sábado, na BR 110, na entrada do conjunto Vingt Rosado, segundo informações que chegaram direto da Polícia Militar, estava acontecendo um acompanhamento tático a um automóvel Hilux com queixa de roubo, guiado por um adolescente e que perseguia também um carro Gol.
Na fuga, o adolescente que dirigia a Hilux, perdeu o controle do carro e capotou violentamente próximo ao semáforo, atingindo outro veículo, um Ônix que era conduzido por uma mulher que estava parada esperando o semáforo abrir.
A Hilux roubada capotou várias vezes até bater no Ônix que também capotou com a força do impacto. A mulher ficou ferida, sendo socorrida através do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia. O adolescente de 16 anos que conduzia a Hilux ficou ferido e foi conduzido também para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
A Polícia conseguiu deter o outro suspeito que fugiu com carro Gol, sendo encaminhado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. O adolescente ao receber alta hospitalar foi conduzido também para a delegacia de plantão. Os dois foram liberados após serem ouvidos pelo delegado.
Na noite de sábado, a PM prendeu 4 homens através dos policiais Sargento P. Silva e os soldados D. Reinaldo e Michel do 12º Batalhão, da viatura 1205. Esse caso aconteceu na Alameda dos Cajueiros, no Planalto 13 de maio, após denúncias de populares.
Segundo a Polícia, uma casa que era usada como ponto de venda de drogas. Quando a viatura chegou ao local, os indivíduos tentaram fugir, mas a polícia conseguiu prender três suspeitos dentro da casa e um na casa do vizinho onde se escondia. Um quinto suspeito conseguiu fugir.
Na casa a polícia encontrou: 5 celulares, uma balança de precisão, 132 g de maconha, 226g de crack, 88 g de cocaína além de 2 motos roubadas, um carro roubado e mais um outro carro que não tinha queixa de roubo.
Todo esse material, os veículos e os quatro suspeitos, foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, sendo autuados por tráfico de drogas e conduzidos ao sistema prisional onde estão à disposição da justiça.
E no domingo, às 2:50h da madrugada, aconteceu um assalto, onde um homem com uma moto Titan vermelha levou dois celulares de três jovens que vinham em duas motos no bairro Planalto Treze de Maio, na Alameda dos Cajueiros, na Rua Elisa Barros, em frente ao Condomínio Elisa dos Anjos. O assaltante fingiu que estava armado. O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Polícia Civil.
E ainda no domingo, às 20h43, aconteceu uma tentativa de homicídio na favela do Fio, no bairro Abolição 4, na rua da Baleia. Fábio da Silva Batista, de 21 anos, foi baleado com cerca de 6 tiros nas pernas.
Segundo a Polícia, 4 indivíduos a pé e armados efetuaram vários disparos de arma de fogo na vítima, o atingindo exatamente nas pernas. A vítima era tornozelado, mas havia rompido a tornozeleira. Fábio foi socorrido pelo Samu e encaminhado com a escolta da viatura 255 da PM, para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Policiais do Grupo Tático Operacional 01 e a Força Tática 02 fizeram diligências dentro da favela mas não encontraram nenhum dos suspeitos.
Na Delegacia de Plantão, teve ainda o registro de furto de uma motocicleta às 18 horas de domingo, na Avenida Rio Branco, no centro de Mossoró.
A moto, uma 160 Star na cor vermelha, ano 2019, placa QGS 3C34 de Mossoró, estava estacionada próximo ao Teatro Municipal. A vítima fez o Boletim de Ocorrência na Delegacia.
No domingo, aconteceram ainda duas prisões em flagrante por violência doméstica. Leonardo Alexsandro da Silva, de 38 anos, foi preso na cidade de Governador Dix-Sept Rosado por ameaça, injúria e agredir a própria esposa e a filha. Magno Stalone Pereira do Nascimento, foi preso em Mossoró, também no domingo, às 19h, no Conjunto Maria Odete Rosado pela suspeita de agredir a ex-companheira.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com