22/07/2024
Por Pedrina Oliveira
Quatro policiais militares passaram por um susto enorme na manhã desta segunda-feira, dia 22/07, quando a viatura em que estavam, virou na BR 110, em Mossoró/RN, perto da saída para Upanema, logo após terem sido acionados via COPOM, para auxiliarem nas buscas de dois suspeitos em uma motocicleta que tinham acabado de praticar um assalto no bairro Bosque dos Pássaros II.
Segundo o Fiscal de Operações do 12º BPM, duas pessoas em uma motocicleta praticaram um assalto no bairro Bosque dos Pássaros e duas viaturas da polícia militar estavam nesta ocorrência, quando uma delas ao fazer uma curva perto de um posto de combustíveis, perde o controle do e vira. Dois policiais precisaram ser encaminhados através do Serviço se Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU), para a Unidade de Pronto Atendimento, um com ferimentos leves e o outro com um corte no braço.
Mesmo com esse acidente, a outra viatura conseguiu apreender um menor de idade e a motocicleta que se encontrava com queixa de roubo. O segundo suspeito conseguiu fugir.
Fonte: PMRN
A desistência do ex-prefeito Josinaldo Marques (PSD), o Naldinho, é assunto superado para a oposição à prefeita Lidiane Marques (União Brasil) em Tibau. O grupo está se articulando e já lança no próximo dia 3 de agosto a chapa que vai enfrentar a situação.
A oposição é liderada pela Federação PSDB/Cidadania, que marcou a convenção partidária para as 16h daquele dia.
Além de homologar os nomes dos candidatos que vão concorrer ao cargo de vereador, a convenção vai celebrar coligação majoritária municipal com o MDB e lançar o nome da oposição à prefeitura.
As articulações estão a todo vapor, sendo lideradas por Luiz Nazareno, presidente municipal do PSDB.
Caiu como uma bomba, no Palácio da Resistência, a queda na avaliação da gestão Allyson Bezerra (União Brasil). Esse fato traz duas grandes preocupações para o governismo.
A primeira delas é que a queda na boa percepção da população sobre o governo tende naturalmente a reduzir o capital de votos. Obviamente, que além de diminuir a boa vantagem que Allyson tem hoje, isso significa a fuga de votos para candidatos adversários. Atualmente, quem tem conseguido convencer essa parte do eleitorado é o ex-vereador Genivan Vale, pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). Isso, explica, em parte, o crescimento que o ex-vereador teve na nova pesquisa em relação ao levantamento anterior: cerca de 4%.
Genivan tem conseguido mostrar, aos poucos, como de fato é a atual gestão municipal: muita mídia e pouca ação.
A outra – e maior – preocupação – é a redução das chances de uma vitória arrasadora. Allyson quer ganhar com 80% dos votos válidos. Não é só uma vontade de sua quase doentia megalomania. É o cartão-postal para sua campanha ao Governo do Estado.
Para estabelecer seu projeto de império no Estado, Allyson depende de uma vitória consagradora e arrebatadora em Mossoró.
É isso que fará com que os pontos negativos de sua candidatura ao governo do Estado (traições, a arrogância, a quebra do discurso) sejam minimizados. Os caciques da política potiguar não engolem a versão humilde de Allyson e a narrativa de que não se aliar a oligarquias. A aliança com o ex-senador Zé Agripino confirmou que tudo não passava de balela.
Perder 17% pontos entre uma pesquisa e outra, na visão de Allysson, não atrapalha sua reeleição em Mosssoró, mas no seu cículo político próximo (e pequeno) a constatação é de que não arruína as pretensões locais de Allyson, mas tem o poder de deixar apenas na ideia o seu megalomaníaco projeto de poder estadual. Essa é a ameaça real e que tem tirado o sono do prefeito.
As inscrições para propostas de atividades e intérpretes de libras já estão abertas e vão até o dia 25 de julho. Para participar, basta acessar o link disponível no perfil do FliGostoso no Instagram (@fligostoso).
Durante o evento, os participantes terão acesso a uma variedade de atividades, como oficinas de textos criativos, workshops de ilustrações, contações de histórias, saraus poéticos, mesas literárias, feira e lançamento de livros, além de muita música para animar o ambiente.
O Festival Literário de Gostoso é um projeto da Juriti Produções (@juritiproducoes) em parceria com o Instituto Amjus (@amjusong) e conta com o patrocínio do Supermercado Vital/Rede Nossa Gente, Polimix Energia e Mizu Cimentos, além de ser realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura/Governo Federal. O evento também conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.
Com uma programação diversificada e enriquecedora, o Festival Literário de Gostoso promete ser um evento imperdível para os amantes da literatura. Além disso, o evento contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimentando a cultura local e da região com atrações para toda a família.
Para mais informações e inscrições, não deixe de acessar o perfil do FliGostoso no Instagram e garantir sua participação neste evento cultural imersivo e enriquecedor. Você também pode entrar em contato pelo email juritith@gmail.com.
Para as Eleições 2024, o eleitorado potiguar soma 2.649.282 pessoas aptas a ir às urnas no dia 6 de outubro. O crescimento em relação ao eleitorado das últimas eleições municipais, de 2020, foi de 8,2%, ou seja, 202.104 eleitoras e eleitores a mais.
Os dados oficiais do eleitorado brasileiro foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são públicas e mostram um pouco do perfil dos eleitores que compõem os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Gênero e nome social – As mulheres continuam sendo maioria, correspondendo a 53% do eleitorado potiguar. Esse foi o mesmo percentual das Eleições de 2020.
Mais pessoas escolheram usar o nome social no título de eleitor. São 843 nas Eleições 2024. Quase quatro vezes mais que em 2020, quando 222 pessoas fizeram essa opção.
Idade – Os jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, são 46.613, ou 1,76% do eleitorado potiguar apto a votar nas Eleições 2024. Houve aumento desse grupo em relação às últimas eleições municipais,
Em 2020, os eleitores de 16 e 17 anos no RN eram 27.348 – 1,1% do total do eleitorado.
Pessoas com deficiência – Essa é uma informação autodeclarada, ou seja, o cadastro eleitoral só indica se uma pessoa tem algum tipo de deficiência quando ela própria informa essa condição ao buscar atendimento da Justiça Eleitoral.
35.405 eleitores declararam em 2024 que têm algum tipo de deficiência. Em 2020, eram 30.689 pessoas com deficiência.
Em 2024, 38,03% (15.018) declarou ter deficiências que não estavam listadas; 24,87% (9.822) declarou ter deficiência de locomoção; 17,24% (6.808 ) deficiência visual; 12,2% (4.817) deficiência auditiva; e 7,67% (3.030) têm dificuldade para o exercício do voto.
Distribuição geográfica – A cidade com maior número de pessoas aptas a votar é a capital, Natal: 575.629. A segunda é Mossoró, com 184.656. E a terceira é Parnamirim, com 142.264.
Já os três menores eleitorados são Viçosa (2.010), Ipueira (2.264) e Santana do Seridó (2.676).
Estatísticas – Todos os dados do eleitorado apto a votar em 2024 estão disponíveis no sistema de estatísticas do TSE.
A aba Estatísticas do eleitorado tem o total de eleitores aptos, dados de biometria e evolução do eleitorado.
Em Perfil do eleitorado (menu à esquerda da página), é possível ver dados como gênero, faixa etária, uso de nome social, e grau de instrução, entre outros.
Há uma aba específica com informações sobre o Eleitorado com deficiência. E a aba Capilaridade apresenta informações sobre zonas eleitorais, locais de votação e seções eleitorais.
Em cada página, é possível alterar os filtros na parte superior, para pesquisar as estatísticas pelo total do país, por região, estado, município e zona eleitoral.