* Márcio Alexandre

 

Nunca se falou tanto e, hipocritamente, em amor. Nunca se buscou tanto justificar o amor sem que ele de fato exista no coração de quem diz amar. Há muita gente dizendo. Há muitos poucos amando.

Amor é perfeição, mas tem gente amando apenas os “perfeitos”. Só se ama os da mesma religião. Só se tolera os da mesma opinião. Só se tece loas para quem se submete as medidas de quem diz estar amando. Nunca houve tanto Procusto.

Hoje, a sensação que se tem é que o amor não é sentido. Muito menos amado. Porque há muitos impondo condições para o que não se condiciona.

Amor não combina com mas. Sem tem mas, é porque o amor é de menos. Amo-o, mas ele é pobre. Amo-a, mas ela é chata. Amo-o, mas ele não é hétero. Amo-a, mas ela não é submissa. Amo-o, mas ele é de direita. Amo-a, mas ela não é cristã. Amo-o, mas ele é rebelde. Amo-a, mas ela é questionadora.

Quando se faz ressalvas, não é o amor falando, é alguém fingindo amar. O amor, como diz o poeta, sobreleva os vícios e as virtudes.

Mas chama a atenção mesmo é o tanto de gente que se veste com armadura de cristão e fere com a lança dos bárbaros. E o faz usando o Santo nome em vão. Na casa do Pai. Justificando sua pulsão de morte com instrumentos sacros. É difícil acreditar em amor em quem cultiva o caos.

Em nome de certos sentimentos, há quem relativize a barbárie. Há quem aceite redução de direitos. Há quem ignore a dor do outro. Há quem feche os olhos para quem sofre. Há quem desperdice quando tem gente passando fome. Há quem aceita discurso de ódio. E quem os alimente.

Há quem faça gestos de execução. Há quem execute. Há quem discrimine. Há quem tente inclusive defender quem mata, culpando quem morreu. E há quem defenda quem incentiva matança, execute e discrimine. Quem age assim sente um bocado de coisa, mas lamento dizer: não é amor. Amar é aceitar e respeitar até quem não se ama.

* Professor e jornalista

 

 
 
 

4 thoughts on “De amor e de verdades

  1. Como sempre, o jornalista e professor Márcio Alexandre, “transforma” palavras em textos relevantes e que nos fazem refletir. Sou fã do seu trabalho. É como ter uma aula com a leveza de dançar e enlevar nobres sentimentos! ❤️

  2. Texto simplesmente lindo e profundo Que possamos aprender a amar sem o “mas” e sim amar sem medidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo