1. Desde do fim do ano passado que o governo do Rio Grande do Norte e a Infraero assinaram contrato para Gestão e Operação do Aeroporto de Mossoró – Governador Dix-sept Rosado. A Infraero assumiu a Gestão e Operação do aeroporto por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado por igual período até o limite de 60 meses.

Entre os serviços a serem prestados pela Infraero incluem a gestão administrativa e operacional do aeroporto com gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes.

A Companhia também ficará responsável pelas atividades de fiscalização operacional, vistorias e inspeções, segurança aeroportuária, meio ambiente, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outras

Preocupada com a segurança do aeroporto a Infraero realizou uma reunião essa semana em Mossoró com o governo do estado e prefeitura municipal de Mossoró, a reunião aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.
Área circular do território, a ASA é definida a partir do centro geométrico da maior pista do aeroporto e possui raio de vinte quilômetros. Trata-se de procedimento de segurança para evitar, por exemplo, colisão entre aves e aviões.
O incidente é perigoso quando pássaro colide contra motores de aeronaves, portanto, põe em risco a segurança operacional da aviação.
Como a ASA é umas das ações mais importantes para o aeroporto de Mossoró, a Infraero pede à Prefeitura e a órgãos ambientais do Estado atenção a vazadouros de resíduos sólidos e quaisquer outras atividades que sirvam de foco ou atraiam aves, na Área de Segurança Aeroportuária.
Na reunião, Prefeitura e Governo se comprometeram em cumprir normas legais e de fiscalização, a fim de inibir o sobrevoo de aves na Área de Segurança do aeroporto.
Estavam na reunião o superintendente do aeroporto de Mossoró, Anderson Luiz Nascimento dos Santos; secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Gaspar Pereira; engenheiro civil Glênio Alexandre, bióloga Alice Vilhena, representando a Gerência de Controle, Consultoria e Planejamento Ambiental da Infraero; e a engenheira ambiental Juliana Rodrigues, representante da Superintendência de Meio Ambiente da empresa pública.
A prefeitura de Mossoró também enviou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Frank Felisardo; o diretor executivo de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura, Cleciano Rebouças, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos; e Oberi Penha, secretário-executivo Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB), entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região.

Aeroporto de Mossoró –  O Aeroporto Municipal de Mossoró Dix-Sept Rosado possui uma pista asfáltica de 2.000 metros de extensão, com 30 metros de largura, pátio de estacionamento de aeronaves com 11.250 metros quadrados de área construída, Terminal de Passageiros (Saguão de Embarque e Desembarque, área de check-ins, sala AIS, EPTA, canal de inspeção, áreas comerciais, banheiros, área administrativa e estacionamento público).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo