Primeiro trimestre registra chuvas 10% acima do esperado em Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou levantamento sobre as chuvas ocorridas em Mossoró no primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março). O boletim mostra aumento de 10,5% do volume esperado para o período.

Conforme dados da Seadru, em janeiro a média histórica é de 64,9 milímetros. Em 2023, o primeiro mês do ano registrou volume acumulado de 70,3 mm. Em fevereiro, o acumulado de chuvas no município chegou a 96,2 milímetros, enquanto que era esperado 86 mm. Março teve acumulado de 189,5 mm. A média histórica para este mês aponta registro de 171,2 milímetros.

No total, o volume esperado para os três primeiros meses do ano era de 322 milímetros, enquanto que o volume acumulado no primeiro trimestre de 2023 foi de 356 milímetros.

O desvio positivo de pouco mais de 33 milímetros, o que correspondeu a esse aumento, confirma as previsões iniciais indicando período chuvoso acima da média. O período chuvoso no 1º trimestre iniciou com alguns veranicos nos meses de janeiro e fevereiro.

2º TRIMESTRE

O monitoramento da Secretaria de Agricultura de Mossoró aponta para tendência de chuvas acima do normal para os meses de abril, maio e junho. Até o último sábado (8), o mês de abril acumulava 140 mm de chuvas. O esperado para o mês é de 168 mm.

 

RELATÓRIO PLUVIOMÉTRICO DO 1º TRIMESTRE (JAN, FEV E MAR) 2023

JANEIRO

Esperado: 64,9 mm

Acumulado: 70,3 mm

 

FEVEREIRO

Esperado: 86 mm

Acumulado: 96,2 mm

 

MARÇO

Esperado: 171,2 mm

Acumulado: 189,5 mm

 

VOLUME ESPERADO: 322,1 mm

VOLUME ACUMULADO: 356 mm

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais