Técnicos da II Ursap participam da abertura da campanha Agosto Lilás que busca combater a violência contra a mulher em Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

Há 17 anos, era criada a Lei nº 11.340/2006, sancionada em 07 de agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecida como Lei Maria da Penha, iniciativa voltada para coibir e prevenir diversos tipos de violência contra a mulher, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, institucional, doméstica, familiar ou de gênero. Em consonância com a importância dessa lei para a vida de tantas mulheres, Mossoró realizará a campanha “Agosto Lilás: Somos resistência, Mossoró diz não a violência contra a mulher”. A abertura da campanha aconteceu terça-feira (8) de agosto no Teatro Lauro Monte Filho.

A mesa diretiva foi composta pelo Juiz de Direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Mossoró/RN, Dr. Renato Vasconcelos Magalhães, Subsecretária de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Wanessa Emanuelle Dutra Dantas Fialho, comandante da Patrulha Maria da Penha, Tenente-coronel
QOPM Soraia Maria Bezerril Castelo Branco e o  secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio da Costa Torres.
Da II Ursap prestigiaram o evento a gerente Emiliana Bezerra Cavalcanti, a Referência da Área Técnica de Violências, Émile Aquino, a Referência do Núcleo de Saúde do Trabalhador, Lucélia Jamilla Pereira da Silva Pansard, a Referência do Programa de Controle do Tabagismo, Nilma Fernandes, a Referência do Programa de Saúde Mental, Susany Soares e a Referência do Núcleo de Gestão e Planejamento, Sival Filho.

O Centro de Referência da Mulher (CRM) em parceria com os demais órgãos da defesa e proteção dos diretos das mulheres, como a equipe da Patrulha Maria da Penha, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Mossoró, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Faculdade Católica, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), Núcleo de Estudo da Mulher e movimentos de mulheres realizará durante todo mês, diversas ações com o objetivo de dar visibilidade a temática e divulgar toda Rede de atendimento à mulher, os canais de denúncias e fomentar o empoderamento de mulheres que vivenciam diversas formas de violência.

“O agosto lilás é um marco significativo no calendário nacional para destacar a relevância da construção de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O mês se iniciou com uma importante decisão para as brasileiras. Trata-se da decisão do excelso Superior Tribunal Federal (STF) que invalida uso da ‘legítima defesa da honra‘ em feminicídios. Por unanimidade, ministros consideraram inconstitucional o uso do argumento, digno da Idade Média, em julgamentos no tribunal do júri”, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

*Abdias Duque de Abrantes*
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais