O grupo político liderado pela ex-deputada federal Sandra Rosado, o conhecido Sandrismo, já viveu grandes momentos. Logo após herdar a cadeira na Câmara Federal do ex-deputado Vingt Rosado (pai de Sandra) o grupo ficou em seis mandatos consecutivos naquela Casa.

O primeiro deles foi conquistado por Laíre Rosado (marido da ex-deputada) em 1990. O auge aconteceu em 2010, quando Sandra estava na Câmara Federal, Larissa tinha assento na Assembleia Legislativa e Layrinho se elegera para a Câmara de Vereadores de Mossoró. Três mandatos eletivos, hoje reduzidos a apenas à presença de Larissa no Legislativo local.

O primeiro grande baque do grupo veio em dose dupla em 2014, quando Sandra e Larissa não se reelegeram. Naquele ano, os 32.876 conseguidos por Larissa não foram suficientes para reconduzi-la à Assembleia Legislativa. Com 51.612 votos, Sandra também não teve sucesso e ficou de fora da Câmara dos Deputados.

Em 2018, a votação de Larissa caiu para 25.909 votos e ela, mais uma vez, não conseguiu voltar à Assembleia Legislativa. Em 2008, Layrinho, irmão de Larissa, se elegeu vereador, conseguindo a reeleição em 2012.

Em 2016, por necessidade de sobrevivência política, o grupo se uniu à ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Apesar dos laços familiares, Sandra e Rosalba sempre se apresentaram no cenário político como ferrenhas e históricas desafetas. A providencial união trouxe muitas consequências negativas para o Sandrismo. Além de não conseguir os espaços esperados na gestão de Rosalba (apenas o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, para Layrinho Rosado, e a de Administração pra Pedro Almeida, aliado histórico), o Sandrismo mergulhou num certo ostracismo, porque perdeu o protagonismo de oposição passando a mero coadjuvante do grupo de Rosalba. O Sandrismo sequer teve voz ativa nas definições com vistas às eleições de 2020.  Desprestigiado, ameaçou inclusive apoiar a candidatura da petista Isolda Dantas.

Apesar de o grupo estar enfraquecido, especialmente após essa curta e fracassada união com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), Larissa ainda é um grande nome no cenário político estadual, especialmente em Mossoró.

Carismática e experiente, sobre Larissa pesa, no entanto, o fato de nunca ter conseguido sucesso em disputas locais para a prefeitura. São 4 tentativas. Todas infrutíferas.

SANDRISMO E O PT – Curiosamente, o melhor desempenho de Larissa nas tais disputas pelo comando da prefeitura de Mossoró ocorreu quando o grupo contou com o apoio da esquerda, especialmente do PT. Aconteceu em 2008, quando Larissa superou a marca de 46 mil votos, tendo o petista Tércio Pereira como companheiro de chapa.

Em 2012, quando sua votação foi de mais de 63 mil sufrágios, o vice também era do PT, o professor Josivan Barbosa. Além disso, duas reeleições de Sandra foram puxadas pelas excelentes votações de Fátima Bezerra. Em 2006 e 2010, então no PSB, Sandra foi beneficiada pelas excelentes votações de Fátima Bezerra. Os partidos integravam a mesma coligação.

A eleição de Larissa no próximo ano a colocaria no posto de principal liderança de oposição ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Novo insucesso ameaçará inclusive sua possível reeleição à Câmara Municipal em 2024.

O grupo não se pronuncia publicamente sobre a provável candidatura de Larissa a deputada no próximo ano. Avalia que é cedo para isso. E talvez o seja. Õ grupo trabalha com duas possibilidades: uma delas é de contar com forte apoio de Ezequiel Ferreira, atual presidente da Assembleia; ou de buscar aliança com a governadora Fátima Bezerra.

Mas, mais que o cuidado com anúncios precipitados sobre a decisão, o Sandrismo trabalha detalhadamente cada passo a ser dado na construção do projeto político para 2022. Dependerá do sucesso dele o futuro do agrupamento político. Os insucessos seguidos já pesam demais. Entre tantas incertezas, a certeza é de que a candidatura de Larissa a deputada é uma urgência. Torná-la vitoriosa, uma exigência.

 

 

Mandatos do Sandrismo

 

Deputado Federal

1994 – Laíre Rosado

1998 – Laíre Rosado

2002 – Sandra Rosado

2006 – Sandra Rosado

2010 – Sandra Rosado

 

Deputado Estadual

1998 – Sandra Rosado

2002 – Larissa Rosado

2006 –  Larissa Rosado

2010 – Larissa Rosado

 

Vereador

2000 – Vingt Neto

2004 – sem candidato familiar

2008 – Layrinho Rosado

2012 – Layrinho Rosado

2016 – Sandra Rosado

2020 – Larissa Rosado

 

Disputas à prefeitura

2004

Fafá Rosado – 57.904 (eleita)

Larissa Rosado – 34.758

 

2008

Fafá Rosado – 65.329 (eleita)

Larissa Rosado – 46.149

 

2012

Cláudia Regina – 68.604 (eleita)

Larissa Rosado – 63.309

 

 

2014 (eleição suplementar)

Francisco José Júnior –  68.915 (eleito)

Larissa Rosado – 37.053

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo