Veto da Assembleia deixa Isolda Dantas mais forte no MST

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) nasceu em plena ditadura militar e completou 40 anos em janeiro. Foi fundado por posseiros, pessoas atingidas por barragens, migrantes, meeiros, pequenos agricultores, entre outros importantes atores políticos.
Quarenta anos depois esse movimento é o maior movimento popular da América Latina. Mesmo com tanta justificativa para se fazer uma homenagem, o Legislativo estadual potiguar foi incapaz de aprovar um requerimento da deputada Isolda Dantas (PT) que visava fazer um ato solene para registrar a 4 décadas de lutas desse importante movimento social.
Nessa queda de braço, a deputada Isolda Dantas, mesmo não tendo conseguido aprovar o requerimento que tinha como objetivo fazer a homenagem, sai muito fortalecida e consegue avançar politicamente cada vez mais e construir novos caminhos para as próximas batalhas.

Isolda Dantas é autora do projeto de lei que beneficiou 90 mil famílias agricultoras no Estado do Rio Grande do Norte. A lei estadual 10.536/2019, que cria o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes). O programa determina que pelo menos 30% das compras governamentais de gêneros alimentícios tenham essa origem. São várias outras iniciativas que faz de Isolda uma referência política dentro do movimento.
Na sua Página do Instagram a deputada afirma que “o gigante MST lidera há mais de 10 anos a maior produção de arroz orgânico da América Latina, conforme o Instituto Riograndense de Arroz (Irga). O trabalho da agricultura familiar e camponesa do RN fornece produtos para 55 escolas do estado. Cerca de 12 assentamentos e 8 acampamentos do MST no RN produzem, anualmente, toneladas de mandioca, batata-doce, macaxeira, banana, abacaxi, grãos como feijão-verde e milho”.
Atualmente, outros parlamentares se relacionam politicamente com o MST, como os deputados federais Mineiro e Natalia Bonavides e o deputado Estadual Francisco do PT. Isolda tende a avançar nessa corrida entre companheiros e parceiros de movimento.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais