Gestão Allyson Bezerra não paga benefício obrigatório a agentes de saúde e de combate a endemias

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

Os municípios brasileiros são obrigados, por lei, a ratear entre os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), na forma de gratificação indenizatória, o incentivo financeiro recebido da União para fortalecimento de políticas do setor.

O Governo Federal tem feito os repasses para fortalecimento do setor, mas em Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra (IFA) se recusa a pagara aos Agentes de Combates às Endemias (ACE´s) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) o benefício, denominado Incentivo Financeiro Adicional (IFA).

Os ACE´s e ACS´s seguem na luta para que o prefeito cumpra a lei. Em recente reunião, secretária municipal da Saúde, Morgana Dantas, em reunião com a comissão representa os trabalhadores, afirmou que a proposta do município era a promessa feita pelo prefeito Allyson Bezerra de que os valores seriam pagos após as eleições. A proposta foi rejeitada de plano pelos trabalhadores, que não tem confiança na palavra do gestor municipal.

De acordo com informações colhidas pelo Boca da Noite, o compromisso assumido pela prefeitura foi de realizar os trâmites para a aprovação da proposta pela Câmara de Vereadores, “havendo possibilidade de executar após as eleições”. Ou seja, não há sequer garantia de que o pagamento será mesmo realizado. A a proposta foi considerada absurda para muitos dos ACE´s e ACS´s,

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais