Raízes do Vale: feira estimulará valorização do artesanato no Vale do Açu

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Artesãos do Vale do Açu Potiguar terão um instrumento a mais de valorização e fortalecimento do artesanato regional e dos negócios do setor. A iniciativa, idealizada por um grupo de artesãos da região, conta com a parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte e será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 18h às 22h, no antigo Projeto Sertanejo, localizado na sede no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em Assú. De acordo com a organização do evento, que conta ainda com o apoio do Ecossistema Local de Inovação e da Prefeitura de Assú, o intuito é resgatar as tradições culturais e fomentar o desenvolvimento sustentável.

Com esse objetivo, a Feira de Artesãos Raízes do Vale contará com programação diversificada, com exposição de produtos das principais tipologias que caracterizam o artesanato do Vale do Açu. Destaque para arte em fibra de carnaúba e fibra de coqueiro, além de peças decorativas e utilitárias em cerâmica, madeira, entre outras. O evento terá ainda um desfile para apresentação de peças que têm no crochê a base para produção.

Uma das organizadoras do evento, a artesã Patrícia Carmo, conta que a Feira de Artesãos Raízes do Vale nasceu com a finalidade de estimular o empreendedorismo entre os artesãos do Vale do Açu por meio da geração de oportunidades que a iniciativa proporciona. Ainda conforme ela, ao fortalecer os negócios do setor, a feira mantém vivas as tradições do artesanato da região.

De acordo com o gerente da Agência Sebrae Vale do Açu, Fernando de Sá Leitão, a iniciativa será um marco no novo posicionamento em torno das ações focadas no resgate e no fortalecimento do artesanato de Assú e do Vale do Açu. O segmento da economia criativa, segundo ele, integra parte significativa da identidade cultural da região, que teve seus tempos áureos quando do funcionamento do Projeto Sertanejo e da Cooperativa de Artesanato do Vale do Açu (Coovale).

“A feira acontecerá em um espaço especialmente destinado aos artesãos, com o objetivo de reacender o espírito do antigo Projeto Sertanejo e das ações que realizávamos em parceria com a Coovale, que marcou época ao incentivar a produção artesanal e valorizar a identidade cultural da região. O evento será passo importante no fortalecimento do setorial e dos negócios que mantêm viva essa a tradição”, avalia.

Ainda dentro da programação da Feira de Artesãos Raízes do Vale, o Sebrae RN realizará palestra com Cacá Saraiva, com a temática “Transforme sua arte em negócio: finanças que fortalecem a cultura e o empreendedorismo”. A iniciativa integra conjunto de ações de fomento ao artesanato da região, que conta ainda com suporte e orientação empresarial aos artesãos ao longo de todo o ano. O evento ocorrerá na sexta-feira (7), às 15h., na sede da Agência Sebrae Vale do Açu, em Assú.

Para mais informações acesse: Economia Criativa; Feira de Artesãos Raízes do Vale

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais