Ancine reúne dados inéditos do impacto de ‘Ainda estou aqui’ no mercado de exibição

O sucesso nas bilheteiras se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo, com o filme respondendo por 32% do público de filmes nacionais

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O cinema brasileiro celebra uma conquista histórica com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025. O filme, que vinha acumulando prêmios internacionais e quebrando recordes de bilheteria, reafirma a força da produção audiovisual brasileira ao levar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial.

A Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, “Ainda Estou Aqui” se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019).

O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a sua presença, a participação cairia para 22,1%.

Uma trajetória de sucesso

Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” construiu uma jornada notável. No Brasil, iniciou sua exibição em setembro de 2024 e logo ganhou projeção nacional. Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.

A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A Semana do Cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.

Abaixo, a Ancine preparou, com dados do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB, a cronologia do filme e seu desempenho de bilheteria, alavancado pelas sucessivas premiações.

Cronologia – lançamento e premiações:

  • 07/09/2024 – Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
  • 19/09/2024 – Lançamento inicial no Brasil – em apenas 1 sala (Salvador/BA).
  • 23/09/2024 – Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
  • 14/10/2024 – Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
  • 14/11/2024 – Lançamento nacional em 765 salas de cinema. Público de 578.153 na 1ª semana.
  • 21/11/2024 – Segunda semana de exibição com ampliação do circuito para 893 salas e aumento de 38% de público: 796.776 espectadores.
  • 17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
  • 05/01/2025 – Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • 02 a 08/01/2025 (9ª semana) – O filme encerra sua 9ª semana com aumento de 57% do público (121.909), impulsionado pela premiação no Globo de Ouro no domingo. A segunda-feira após o prêmio registrou aumento de público em relação ao final de semana, atingindo público de 16.000, trajetória que seguiu em alta até o final de semana seguinte.
  • 09 a 15/01/2025 (10ª semana) – Em sua décima semana novo aumento de público em 122% (271.110) já fortemente relacionado à premiação no Globo de Ouro.
  • 16 a 22/01/2025 (11ª semana) – O filme tem uma queda de 34% de público (177.931).
  • 23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
  • 26/01/2025 – Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
  • 23 a 29/01/2025 (11ª semana) – Com a indicação ao Oscar ocorre nova alta expressiva de 89% atingindo 336.059 espectadores, melhor público desde a quarta semana. Com a renda desta semana o filme se tornou a TERCEIRA MAIOR BILHETERIA NACIONAL DESDE 2018.
  • 30/01 a 05/02/2025 (12ª semana) – Queda de 26%, ainda com público expressivo de 247.757.
  • 06 a 12/02/2025 (14ª semana) – “Semana do Cinema”:

Salto de público de 174% (De 248.883 para 682.202);
Segundo maior público semanal desde a estreia.
Maior nº de sessões (9.552) desde 05/12/2024.
Terceiro maior nº de salas desde a estreia (896).

  • 08/02/2025 – Prêmio Goya: Melhor Filme Ibero-Americano e Festival de Cinema de Roterdã (2025): Prêmio do Público.
  • 10/02/2025 – Gold Derby Film Awards: Venceu em quatro categorias (Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro e Atriz).
  • 20 a 26/02/2025 (16ª semana) – Filme ultrapassa 5 milhões de espectadores e passa a figurar entre as 15 maiores bilheterias nacionais de todos os tempos.
  • 2 de março de 2025 – “Ainda estou aqui” ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Público semanal
Público semanal
Público diário
Público diário
Comparação de público
Comparação de público

Impacto no mercado

O desempenho de “Ainda Estou Aqui” reflete um momento positivo para o cinema brasileiro, destacando a importância de políticas públicas de incentivo ao audiovisual. A Ancine, por meio do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA, disponibiliza painéis interativos com dados sobre o mercado de exibição no Brasil, permitindo o acompanhamento em tempo real do impacto de produções como essa.

Para mais informações sobre o desempenho do filme e o mercado audiovisual brasileiro, acesse os painéis interativos do OCA aqui .

Um novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade

O sucesso de “Ainda Estou Aqui” confirma o potencial da indústria audiovisual brasileira.

A trajetória desse sucesso aumenta a visibilidade do nosso mercado, amplia a repercussão artístico-cultural da nossa indústria, e, principalmente, marca o novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade, consolidando o retorno do público às salas de cinema, que crescem para o interior e para novas cidades.

“Ainda Estou Aqui” é um filme de cinema para cinema, de brasileiros para brasileiros, do Brasil para o mundo. O filme representa o talento e a maestria do cinema brasileiro, e consagra esse grandioso momento do nosso cinema.

A Ancine parabeniza Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe técnica de “Ainda Estou Aqui” por toda a trajetória de sucesso do filme e pela premiação inédita em nossa cinematografia.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais