Polícia Civil deflagra operação contra policiais militares suspeitos de integrar milícia em Mossoró

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão contra PM´s da ativa do Estado do Ceará, investigados por crimes de roubo, homicídio e ameaças à população

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a “Operação Desvirtuados”, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão contra policiais militares da ativa do Estado do Ceará, investigados por crimes de roubo, homicídio e ameaças à população em Mossoró, na Região Oeste do RN. A investigação é conduzida pela 15ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Mossoró.

Os crimes ocorreram na madrugada do dia 20 de maio deste ano, quando, em um intervalo de aproximadamente duas horas, o grupo cometeu uma sequência de ações criminosas. A primeira delas foi um roubo a residência no bairro Alto do Sumaré, onde um casal de idosos, de 80 e 69 anos, foi feito refém e trancado em um closet sob grave ameaça. Os suspeitos subtraíram joias, relógios, bebidas de alto valor e cerca de R$ 5 mil em espécie, totalizando um prejuízo superior a R$ 10 mil.

Em seguida, o grupo trocou o veículo utilizado na primeira ação por outro pertencente a um dos investigados e se dirigiu ao bairro Abolição V, onde invadiu a casa de Oziel Francisco do Nascimento Júnior e o executou com disparos de arma de fogo. Logo após, ainda na mesma madrugada, realizaram diversos disparos contra imóveis residenciais e comerciais no bairro Abolição IV, em uma clara tentativa de intimidação e destruição de patrimônio.

As investigações apontam que o grupo atuava com características típicas de milícia e grupo de extermínio, utilizando-se da condição de policiais militares para praticar crimes como agiotagem, extorsão, furtos, roubos e homicídios, além de ameaçar a população local. Todos os investigados são policiais militares do Estado do Ceará e residem na cidade de Mossoró.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas quatro armas de fogo: duas pistolas, uma espingarda calibre 12 e um revólver. Também foram encontrados e apreendidos luvas, balaclavas, lanternas, roupas (possivelmente utilizadas nos crimes), celulares, munições e o veículo utilizado na prática do homicídio.

Ao todo, cerca de 35 policiais civis e militares participaram da ação de hoje, que representa um avanço significativo na repressão a crimes praticados por agentes públicos que desviam de suas funções constitucionais. A ação contou com apoio operacional das 10ª e 16ª DHPPs de Mossoró, da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró), da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE/Mossoró), da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Mossoró), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O termo “Desvirtuados” simboliza a ruptura do dever legal e moral assumido por esses agentes de segurança.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reitera o compromisso com o combate à criminalidade e reforça que denúncias anônimas podem ser realizadas por meio do Disque 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Publicidade

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais