Ufersa recebe ministro da Educação Camilo Santana na Assembleia Universitária

A solenidade foi presidida pelo reitor Rodrigo Codes, ladeado do ministro da Educação Camilo Santana, que fez sua primeira agenda oficial na cidade de Mossoró, e da governadora Fátima Bezerra.

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido celebra neste ano duas décadas desde a sua transformação da saudosa Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, por meio da Lei 11.155, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2005. Para marcar a data, uma extensa programação foi desenvolvida, culminando com o momento especial da Assembleia Universitária, na sexta, dia 29, a partir, no Requinte Buffet.

A solenidade foi presidida pelo reitor Rodrigo Codes, ladeado do ministro da Educação Camilo Santana, que fez sua primeira agenda oficial na cidade de Mossoró, e da governadora Fátima Bezerra. A solenidade marcou a entrega das honrarias outorgadas pelo Conselho Universitário, instância máxima da Ufersa, que concede Título de Doutora Honoris Causa à senhora Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Outros servidores da casa também foram agraciados na ocasião. O título de “Professor Emérito” foi entregue ao professor aposentado José Espínola Sobrinho e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” à professora Isaura Amélia Rosado de Souza.

Já o Diploma de Mérito Administrativo, o Conselho Superior destacou nomes ligados ao processo de transição, consolidação e expansão da universidade. Foram agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome foi o do professor Josivan Barbosa, último diretor da ESAM e primeiro reitor da Ufersa.

Para o reitor, a Assembleia Universitária foi o coroamento de uma série de programação que tem valorizado a trajetória de servidores e unidades acadêmicas e administrativas na construção da instituição. “Estamos celebrando 20 anos de transformação da Ufersa, com o legado de mais 38 anos de ESAM, ou seja, uma trajetória consolidada na pareceria e cooperação pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Semiárido Brasileiro”, declarou Rodrigo Codes.

Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

A programação pelas celebrações dos 20 anos de transformação da Ufersa tem se estendido por todo o ano e em todos os campi. A primeira delas aconteceu em julho, no Campus Pau dos Ferros em ato contínuo à posse da nova direção da unidade. Para celebrar a data do dia 1º de agosto, dia da entrada e vigência da Lei de criação da universidade, foi montada uma programação especial com os aposentados e o descerramento da placa comemorativa.
Já no último dia 14 de agosto, a Câmara dos Vereadores de Mossoró promoveu uma Sessão Solene com entrega de medalhas e honrarias a membros da comunidade acadêmica. Na última terça, dia 26 de agosto, o Campus Caraúbas promoveu a programação em consonância com as festividades pelos 15 anos do Campus na cidade do Médio Oeste Potiguar. Em setembro será a vez do Campus Angicos.

Fonte: UFERSA

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais