Festival Viva O Choro acontece em Mossoró com programação gratuita

O evento conta com oficinas, apresentações musicais e espaços de convivência para crianças e adultos.

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Mossoró se prepara para receber, entre os dias 29 e 31 de outubro, a terceira edição do Festival Nacional Viva o Choro – primeiro festival de choro do Rio Grande do Norte – evento dedicado à valorização da música instrumental brasileira no estado. Realizado pela Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vinculada ao Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes (FALA/UERN), por meio do Grupo Choro Didático e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, com apoio da Prefeitura de Mossoró e produção da Hussemânia Produções.

Com uma programação gratuita e aberta ao público, o evento busca fortalecer o ensino, a pesquisa e a prática do choro — gênero considerado o primeiro movimento musical urbano genuinamente brasileiro.

Durante o dia, as atividades acontecem no Campus Central da UERN, com oficinas e vivências musicais ministradas por professores com forte atuação no gênero: Fernando Deddos (Natal), Dany Dantas (João Pessoa), Alessandro Penezzi (São Paulo), Jane Eyre (Natal), Fernando Menino (Natal), Marco César (Recife), Berg Freitas (Mossoró) e Joelson Temóteo (Assu). As oficinas realizadas são: composição no choro,clarinete e saxofone, metais, criação musical, violão, flauta transversal, improvisação, percussão, cavaquinho e bandolim, prática de conjunto em choro e a oficina pequenos chorões, voltada para crianças.

As noites do festival serão marcadas por uma programação artística especial na Praça do Memorial da Resistência, reunindo artistas locais e convidados em apresentações que prometem encantar o público. No dia 29 de outubro, sobem ao palco o Grupo Choro Didático (Mossoró), o Duo Pequenos Chorões (Mossoró) e o violonista Alessandro Penezzi (São Paulo). No dia 30, será a vez dos grupos Hussemânia Canta Choro (Mossoró) e Choro Bom (Natal). Encerrando o festival, no dia 31 de outubro, se apresentam a Orquestra de Choro da Escola de Música da UERN (Mossoró) e a Prática de Conjunto em Choro do Festival, reunindo participantes das atividades formativas.

Além das apresentações o Festival contará com um espaço de convivência com alimentação, artesanato, feira de vinil e espaço Kids.

O Festival Viva o Choro se consolida como um espaço de celebração da música brasileira, promovendo o encontro entre artistas, estudantes e comunidade. Além de destacar o talento de músicos potiguares e de outros estados, o evento reforça o compromisso da UERN, do Banco do Nordeste Cultural e de seus parceiros com a difusão da cultura e da arte no Rio Grande do Norte.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no Instagram oficial do evento: @choro.didatico

Fonte: Festival Viva O Choro/ Reprodução

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais