Detran/RN esclarece procedimentos para alteração de categoria de veículo

Processo assegura que veículos destinados ao transporte público ou particular estejam em conformidade com a legislação

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) esclarece aos proprietários de veículos os procedimentos e documentos necessários para realizar a mudança de categoria de veículo, como, por exemplo, a conversão de uso particular para aluguel (táxi, transporte escolar ou alternativo) e vice-versa. O serviço deve ser solicitado na sede do Detran, em Natal, e requer o cumprimento de uma série de etapas e a apresentação de documentação específica tanto do veículo quanto do proprietário.

O proprietário deve apresentar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) original. Nos casos que envolvam veículos destinados ao transporte público, como táxi, transporte escolar ou alternativo, é necessária a autorização da Prefeitura, no caso de Natal expedida pela STTU, credenciando ou dando baixa no serviço. Se o veículo possuir benefício tributário concedido há menos de três anos e a mudança for de aluguel para particular, o proprietário deve apresentar ainda autorização da Receita Federal e da Secretaria de Tributação do Estado.

Para pessoa física, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual, como conta de água, luz, telefone ou equivalente. No caso de pessoa jurídica, deve ser apresentada cópia do CNPJ (cartão ou carimbo da empresa). Quando o serviço for realizado por procurador, é indispensável a apresentação de procuração pública lavrada em cartório, individualizada para o serviço solicitado e com poderes específicos, acompanhada dos documentos originais e cópias autenticadas do procurador. A exigência segue o que determina a Portaria nº 029/2018-GADIR.

O processo de mudança de categoria é realizado de forma presencial e envolve as seguintes etapas: vistoria do veículo no pátio do Detran, abertura do processo na Sala VIP, pagamento das taxas correspondentes no banco credenciado, conclusão do processo na Sala de Auditoria, onde o proprietário recebe o novo documento do veículo, aquisição do kit de emplacamento (placa, tarjeta, selo e arame) junto ao fabricante credenciado e, por fim, o emplacamento no pátio do Detran.

O Detran informa ainda que a baixa do pagamento das taxas é efetuada em até 24 horas. Quando o pagamento é realizado na franquia do Banco do Brasil localizada na sede do órgão, a baixa ocorre de forma on-line. Além da sede em Natal, o serviço também pode ser realizado nas Centrais do Cidadão e nas unidades do interior, nos municípios de Caicó, Currais Novos, Mossoró e Parnamirim.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais