Por iniciativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/RN), o Governo do RN está levando uma comitiva para representar o estado na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar (Fenafes), evento realizado pelo Consórcio Nordeste e e Governo do Maranhão, que será realizado de 26 a 29 de novembro, na Lagoa da Jansen, na capital maranhense.
No total, dez cooperativas e associações foram selecionadas em edital e irão compor o grupo responsável pelo estande do Rio Grande do Norte na Fenafes. A comitiva potiguar tem representantes da economia solidária, agricultura familiar, povos tradicionais e originários, além da equipe da Sedraf/RN, que será liderada pelo titular da pasta, o secretário Alexandre Lima.
Também ocupando o cargo de coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste, o secretário destacou a importância da Fenafes e da presença do Rio Grande do Norte no evento. “Como parte do Circuito Nordestino de Feiras, a Fenafes chega ao ano de 2025, em sua quarta edição, mostrando sua força ao reunir todos os estados do nordeste em uma grande celebração à agricultura familiar e ao que produzem os que vivem do campo”, afirmou.
“Depois do sucesso da terceira Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a Fepafes, que realizamos no início de novembro, partimos para mostrar aos estados vizinhos e aos visitantes da Fenafes o potencial dos nossos produtos”, destacou o titular da Sedraf. “Nosso estande terá a cara do RN, com representação diversa de expositores e uma gama de produtos que carregam nossa identidade”, completou o gestor.
Fenafes
A Fenafes reunirá delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, promovendo um grande encontro de culturas, sabores e saberes. Serão mais de 330 expositores com produtos do campo, artesanato e gastronomia típica, em um espaço que celebra a diversidade, a inovação e a identidade nordestina.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá conhecer novas tecnologias da agricultura familiar e vivenciar as riquezas culturais e naturais de comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. A programação contará com oficinas, capacitações, festivais gastronômicos, exposições de equipamentos, serviços ao cidadão e apresentações artísticas, fortalecendo a troca de experiências e a valorização da cultura local.
A programação completa está no site www.saf.ma.gov.br e no Instagram @fenafes_agriculturafamiliar.
FONTE: SEDRAF/RN – Reprodução

