O Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTVM), através de seu Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE), recebeu o certificado de Destaque no 3º Encontro Estadual de Vigilância em Saúde e I Encontro Nordestino em Vigilância em Saúde, realizado no Praia Mar Hotel, Ponta Negra, em Natal, de 2 a 5 de dezembro.
Os encontros foram organizados e patrocinados pela Secretária de Estado da Saúde Pública (SESAP), e contou com a participação dos núcleos de epidemiologia de todos os hospitais do Estado, como também dos demais estados nordestinos que mandaram representação, e, ainda, demais profissionais envolvidos com vigilância epidemiológica.
O Hospital Regional Tarcísio Maia esteve representado pela coordenadora do NVE, enfermeira Kalidyjamayra Oliveira R. Freitas, que foi agraciada por Deuma Maria Alves dos Santos, apoiadora da Renaveh e chefe de grupo, e Simona Alli Fernandes Farias que é responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica da SESAP.
O que faz um NVE no Hospital? – Um Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NVE) monitora, avalia e controla doenças, agravos e eventos de importância de saúde pública dentro do hospital, gerando dados e informações estratégicas para prevenir surtos, garantir a segurança do paciente, orientar equipes e responder rapidamente a emergências, atuando de forma integrada com outros setores como o controle de infecção e segurança do paciente, focando em notificação compulsória e melhoria contínua do cuidado.

