Posse dos Gestores Escolares e sanção da nova Lei do Porte marcam novo ciclo na Educação do RN

Cerimônia destaca a gestão democrática, a valorização da escola pública e o fortalecimento da aprendizagem no ciclo 2026–2028

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte deu início, na tarde desta terça-feira (16), a um novo ciclo da gestão democrática com a posse dos 426 gestores e gestoras escolares eleitos para o período 2026–2028. A programação da tarde da Jornada Pedagógica 2026 foi iniciada com o Seminário de Gestão com a Palestra: Gestão Democrática e Gestão da Aprendizagem: da equidade à justiça social, com o palestrante, professor Márcio Adriano de Azevedo, do IFRN.

Em seguida foi realizada a solenidade de posse, que reuniu autoridades, equipes técnicas da educação e representantes das Diretorias Regionais de Educação (DIRECs), consolidando um momento simbólico e político para a educação pública potiguar.

Eleitos no mês de novembro pela comunidade escolar, os novos gestores assumem a condução das unidades de ensino com a missão de fortalecer o projeto pedagógico, aprimorar a gestão administrativa e garantir o direito à aprendizagem dos estudantes. A posse marca a transição institucional nas escolas e reafirma a escolha da participação popular como princípio estruturante da política educacional do estado.

Durante a cerimônia, a governadora, professora Fátima Bezerra, destacou o papel estratégico da gestão escolar para a consolidação de uma educação pública de qualidade. “A posse dos novos 426 gestores e gestoras das escolas da rede estadual é um grande momento para a educação do Rio Grande do Norte. É o resultado concreto da democracia, com a comunidade escolar escolhendo seus representantes, e reafirma o papel estratégico da gestão escolar para a consolidação de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada e comprometida com o futuro dos nossos estudantes.”, afirmou a governadora.

Além da posse dos novos gestores, a programação incluiu a sanção da nova Lei do Porte das Escolas, que atualiza os critérios de classificação das unidades da rede estadual. A legislação alinha esses critérios às demandas reais do sistema educacional e reajusta as gratificações de diretores e vice-diretores com base no número de estudantes, conforme o Censo Escolar, e na complexidade da gestão escolar. A medida fortalece a organização administrativa e pedagógica das escolas e representa um investimento adicional estimado em R$ 1,2 milhão por mês, ampliando as condições de funcionamento da rede estadual.

A governadora ressaltou a importância da sanção da lei. “Essa é mais uma conquista histórica para a educação do Rio Grande do Norte. A lei reconhece a realidade e a complexidade de cada unidade de ensino, valoriza o trabalho da gestão escolar e fortalece a organização das escolas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da educação pública oferecida aos nossos estudantes e atendendo a uma demanda antiga do magistério estadual”, concluiu Fátima Bezerra.

A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, destacou que a sanção da Lei do Porte das Escolas integra um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à valorização da educação pública no Rio Grande do Norte. “Essa é mais uma medida concreta que reconhece a complexidade do trabalho desenvolvido nas escolas, valoriza os profissionais da educação e cria melhores condições para a organização pedagógica e administrativa da rede”, disse Socorro Batista.

A gestora destacou ainda que a posse dos novos gestores, representa mais do que um rito administrativo, simboliza a continuidade de um projeto educacional pautado na inclusão, na equidade e na justiça social. “A gestão escolar é o coração da política educacional. Quando a comunidade escolhe seus gestores, ela fortalece a escola pública como espaço democrático, comprometido com a aprendizagem, com o cuidado e com a construção de oportunidades reais para todos os estudantes”, afirmou a secretária.

O ato de posse ocorreu após a realização, pela manhã, da Jornada Pedagógica 2026, que abriu oficialmente o planejamento do próximo ano letivo. Integrada à programação do dia, a solenidade da tarde concentrou-se na apresentação dos novos dirigentes escolares e no compromisso institucional do Governo do Estado com o fortalecimento das lideranças escolares como eixo estratégico para a melhoria da educação.

Ao final da cerimônia, a SEEC reforçou o compromisso com o acompanhamento e o apoio às equipes gestoras ao longo do mandato, destacando que o novo ciclo 2026–2028 será marcado pelo diálogo, pelo uso responsável de dados educacionais, pela valorização dos profissionais da educação e pela construção coletiva de uma escola pública cada vez mais democrática e socialmente referenciada.

Prestigiaram o evento, as equipes pedagógicas e técnicas da secretaria, além de Cleonice Kozerski, secretária-adjunta da SEEC; Petrúcio Ferreira, presidente da Undime; Oscar Ramos, promotor de Justiça da Educação; Márcia Gurgel, coordenadora do Fórum Estadual de Educação; Vanda Pereira, representante do Conselho Estadual de Educação; Eliene Bandeira, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação; Sinara Ribeiro, diretora do Centro de Educação da UFRN; Ilza Fernandes, representante do Instituto Kennedy; além das deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas, e do deputado estadual Francisco do PT.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais