“Fátima é a mãe dessa obra”, declara Ministro Renan

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A duplicação da BR-304, uma das obras mais sonhadas e estratégicas do Rio Grande do Norte, é uma conquista do estado, e que marca a trajetória da governadora Fátima Bezerra.

Logo no começo do terceiro mandato do presidente Lula, em 2023, a governadora escolheu a duplicação da BR como uma das prioridades do Rio Grande do Norte para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O pedido foi prontamente atendido por Lula. Mas, esse era só começo da luta.

Determinada, a governadora fez da duplicação da BR-304 uma prioridade absoluta de sua gestão. Desde 2023, Fátima esteve mais de dez vezes em Brasília, liderando reuniões, cobrando, articulando e acompanhando cada etapa do processo junto ao Governo Federal, ao Ministério dos Transportes e ao DNIT.

Logo em março de 2023, a governadora iniciou pessoalmente as tratativas em Brasília. Voltou em outubro e novembro de 2023, sempre reforçando a urgência da obra ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao presidente Lula.

O trabalho continuou em abril de 2024, com novas agendas em Brasília, além de reuniões online, encontros no âmbito do PAC e articulações permanentes para garantir orçamento, licenciamento e cronograma. Em 5 de setembro de 2024, Fátima esteve presencialmente com o ministro Renan Filho. Pouco depois, em 16 de outubro, o ministro confirmou oficialmente os valores destinados à obra.

A governadora não parou. Em 3 de abril, novamente em Brasília, seguiu acompanhando cada detalhe. Em 6 de maio de 2025 e 9 de julho de 2025, novas agendas reforçaram o compromisso federal com a duplicação. Um passo fundamental foi a obtenção da licença ambiental pelo Idema, fruto da articulação entre governo estadual e federal.

O resultado de toda essa persistência veio de forma concreta: em 10 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União a licitação das obras da duplicação da BR-304.

Ao assinar a ordem de serviço, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o papel de Fátima em todo o processo. “Fátima e a mãe da duplicação. Ela foi incansável. Me disse pra fazer o projeto e lutou bravamente para que pudéssemos chegar até aqui”, destacou.

“Aquilo que era sonho, agora é realidade. Eu estou muito emocionada e grata ao nosso presidente Lula e ao Ministro Renan. A duplicação da BR-304 representa desenvolvimento, segurança viária, geração de empregos e integração econômica para o Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais