Prova para estudantes do 4º Ano traz questão sobre prefeito Allyson e provoca polêmica

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Exagero? Tentativa de doutrinação? Desrespeito ao princípio da impessoalidade na administração pública? Essas são algumas possibilidades que uma questão posta numa prova da rede municipal de ensino de Mossoró estão suscitando.

O teste diagnóstico de Ciências, Geografia e História, trouxe uma questão na qual o aluno teria que responder citando o nome do prefeito Allyson Leandro Bezerra Silva. Para responder ao citado questionamento, a prova trouxe um banco de vocábulos no qual apareciam, entre outras palavras, o nome do gestor. A questão tem causado polêmica.

“Parece uma tentativa de se dar destaque ao nome do prefeito. Para que se vislumbre o caráter pedagógico da pergunta seria importante que também se questionasse sobre os nomes de outras autoridades”, analisa o vereador Francisco Carlos (PP), presidente da Comissão de Educação.

O vereador, que também é professor, ressalta que não se pode desconsiderar a importância da informação – sobre quem é o atual prefeito da cidade, mas acredita que a questão foi posta de forma inapropriada. “Sem colocar questões que citem a governadora do Estado e o presidente da República, fica parecendo uma tentativa de doutrinação, embora esse termo seja um pouco pesado”, avalia.

Francisco Carlos destacou ainda que é necessária uma melhor análise para se observar se não há desrespeito ao princípio da impessoalidade. “A questão foi colocada de uma forma bastante direcionada para ressaltar o nome do prefeito”, acrescenta. A prova foi aplicada com todos os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

O Blog Na Boca da Noite ouviu a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o assunto. Apresentamos os seguintes questionamentos: por que a decisão de se perguntar o nome do prefeito, inclusive com a resposta num banco de palavras? Por que não se perguntou também sobre o nome do presidente e da governadora? Não se personalizou a prova com esse tipo de questão? A SME tem registro de que esse tipo de questão já foi feita em outras oportunidades? Não há mensagem subliminar nesse tipo de questionamento?

Por meio de sua assessoria, a SME respondeu apenas que “as questões foram elaboradas por um grupo de professores da rede municipal de ensino, com base nos conteúdos previstos para cada ano. A autonomia docente é sempre respeitada. No contexto dos entes federados, o Município é estudado no 4° ano, por isso a pergunta diz respeito ao nome do chefe do Executivo local”.

Também ouvimos o Conselho Municipal de Educação (CME). O presidente do colegiado, Mauro Marciel, informou que o órgão foi informado em setembro pela SME que seriam elaboradas provas diagnósticas para aplicação com os alunos e cujos resultados se4rvirão para balizar o planejamento pedagógico do ano letivo de 2022. Ele ressaltou, no entanto, que não teve acesso ao teor das questões e que não tinha conhecimento sobre o tema em específico destacado por nossa reportagem.

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

 

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

Pedro Holanda de Nogueira 08/12/2021 - 18:43

É BOM SABER QUE ESSE TIPO DE QUESTIONÁRIO JÁ FOI TAMBÉM ELABORADO A ANOS.
TAMBÉM EU FIZ,
NA ÉPOCA CONSTAVA-SE O NOME DO PRESIDENTE E GOVERNADOR ENTRE OS DEMAIS

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais