Seminário discute educação de jovens privados de liberdade

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) promove, na tarde desta sexta-feira, 10/12, o I Seminário Regional em Socioeducação. O evento, no Teatro Lauro Monte, discute o tema “Adolescência e socioeducação: desafios entre o fazer e o pensar”.

O seminário conta com os seguintes debatedores: Herculano Ricardo Campos, presidente da Fundase; Bruno Sá de Andrade, defensor público da 5ª Defensoria Cível de Mossoró; Yara Gomes de Souza Silveira, assessora pedagógica da Décima Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (12ª DIREC); Janielly Mendonça da Silva e Lima, coordenadora da \política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente de Mossoró; Fernanda Kaline Rêgo de Oliveira, professora do curso de Serviço Social da Universidade Potiguar (UNP) e Kildare Medeiros Holanda, professor da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN).

O seminário discute, entre outros temas, o ensino nas unidades de acolhimento aos jovens e adolescentes privados de liberdade e o ensino prisional.

O Seminário busca oportunizar a construção de conhecimento e divulgação das ações socioeducativas para toda a sociedade. Para Herculano Campos, trata-se de momento de avaliar o trabalho desenvolvido, planejar novas ações e integrar parceiros.

“É uma oportunidade muito importante para a Fundase se ver, se analisar, e espera que o Seminário de sexta-feira-seja coberto de êxito”, destaca, ao ressaltar também a relevância do evento para a comunidade externa.

“A Fundase não se constitui apenas de um ambiente de aprisionamento de jovens, meninos e meninas. Em que pese esse ser o centro da nossa ação, o trabalho de contenção e privação de liberdade, é um trabalho com a perspectiva de renovação de um projeto de vida, de construir alternativas. Um seminário como esse oferece a oportunidade de a comunidade externa ver a dimensão do que é a Fundase, muito além de um espaço de contenção de adolescentes”, detalha Herculano Campos.

A ideia é manter o evento no calendário da Fundase. Para marcar a primeira edição, haverá homenagens aos servidores, como forma de reconhecimento pelo serviço prestado, com entrega de títulos, e a Tomázia Isabel (em memória), socióloga e pedagoga, militante dos direitos humanos de crianças e adolescentes

LANÇAMENTO – Durante o seminário, o socioeducativo Carlos Henrique Santos Morais, advogado e pós-graduado em Direitos Humanos, lançará o livro infanto-juvenil “Duas Vidas, um abismo”, pela editora Cactus.

Carlos Henrique é servidor do Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade – Casemi Santa Delmira, unidade da Fundase/RN. Ele participará da mesa de abertura do evento e vai autografar os exemplares no final da mesa de debate.

A obra foi inspirada em discussões sobre redução da maioridade penal e mostra o abismo social entre dois jovens.

Márcio, um estudante de Medicina, de classe médica, com acesso a boas escolas, é assassinado por Marcos, um jovem pobre, cercado pelo crime na comunidade em que vive desde criança. Apesar das diferenças, os dois possuem algo em comum: nasceram juntos no mesmo hospital, no mesmo dia e horário.

Caminhos tão distintos foram traçados a partir de um mesmo ponto de partida, com um trágico destino para os dois e suas famílias.

Programação

Apresentação cultural (servidor)Abertura (Mesa de Abertura)

– Apresentação do Seminário (Paulo, Priscila e Paulo Eduardo)

– Mesa de Abertura:

Participação da representação da gestão da Fundase, representação dos servidores, autoridades e famílias dos adolescentes.

Apresentação Cultural (adolescentes CASEP)Mesa de Debate:

Janielly Mendonça Silva de Lima

Coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente do Município de Mossoró

Bruno Sá Andrade

Defensor Público da 5a Defensoria Cível de Mossoró

Kildare de Medeiros Gomes Holanda

Mestre em Direito (UFRN), doutorando em Ciências Jurídico-Processuais (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e professor da UERN

Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira

Doutora em Gestão de Saúde Pública-Uninter, Professora do Curso de Serviço Social da UNP Doutora em Gestão de Saúde Pública-Uninter e ex-secretária de Desenvolvimento Social e Juventude do Município de Mossoró

Yara Gomes de Souza Silveira

Assessora Pedagógica da 12ª Direc

Herculano Ricardo Campos

Presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte

Apresentação Cultural (Adolescente Case)

Homenagens

– Servidores das Unidades (entrega de títulos)

– Tomázia Isabel (Em memória)

Apresentação Cultural (Adolescente do Casemi)

Apresentação de Vídeo com as atividades desenvolvidas durante o ano

Cerimonial de encerramento

Lançamento do Livro “Duas Vidas, um abismo”

Autor: Carlos Henrique Santos Morais

Agente Socioeducativo do Casemi Santa Delmira, graduado em Direito e pós-graduado em Ddireitos Humanos pela UERN.

 

Coffee break

 

Realização: Fundase/RN;

Execução: Case Mossoró, Casep Oeste e Casemi Santa Delmira.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Postagens relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais