“Esse ano foi a continuidade do enfrentamento da pandemia que iniciou em 2020 e afirmo que conseguimos dar resposta adequada e ainda fomos além. É importante ressaltar o esforço hercúleo feito por todos os trabalhadores da saúde, a quem queremos reverenciar”. Com essas palavras o secretário de Estado da Saúde Pública Cipriano Maia resumiu o esforço feito ao longo de 2021 por toda a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Na maior crise sanitária dessa geração, o pico de casos em 2021 foi sensivelmente maior do que o de 2020. Diante disso, a Sesap deu continuidade ao combate ao vírus, ao mesmo tempo que tocava outras importantes ações em todo o estado. “Não podemos esquecer que o financiamento do combate à Covid-19 em 2021, com aumento da demanda, foi feito pelo estado em grande parte e mesmo assim conseguimos uma resposta atuante que conseguiu salvar mais de 15 mil vidas em leitos de UTI”, lembrou o secretário, durante a coletiva de imprensa.

Quando o país passou pela crise de desabastecimento de oxigênio, o Rio Grande do Norte acolheu 52 pacientes de Manaus (AM) em janeiro. “E como um presente, o Hospital Giselda Trigueiro recebeu hoje a visita do casal que foi o primeiro a chegar de Manaus. Eles vieram com as filhas para agradecer suas vidas e isso nos deixa profundamente emocionados”, completou ele..

O Estado baseou o enfrentamento acreditando na pesquisa e na ciência. Prova disso é que um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) colocou o Rio Grande do Norte entre os 6 melhores estados brasileiros e o 2º do Nordeste no uso da ciência contra a Covid-19. “Foram reuniões que entravam madrugada adentro, no único intuito de salvar vidas”, disse Lyane Ramalho, secretária adjunta.

O Estado chegou a ter mais de 850 leitos Covid, atendendo todas regiões. Tudo isso coordenado pelo sistema Regula RN, implantado no início da pandemia e que está em processo de expansão para os leitos gerais, exames e cirurgias.

“Poderíamos ficar aqui falando de dezenas e dezenas de ações que foram feitas e estão em curso, mas é sempre importante lembrar de todos aqueles que dormem e acordam pensando na saúde pública. Todos esses servidores que merecem sempre ser lembrados, pois são eles que implementam tudo”, ressaltou Elan Ferreira, subsecretário de gestão da Sesap.

SERVIDORES – Foram contratados mais de 4 mil servidores da saúde, sendo 2.665 temporários e 1.995 servidores efetivos. A Sesap deu as progressões do plano de cargos, agilizou processos de aposentadorias e encaminhou o projeto, aprovado pelos deputados, para atualização dos salários, após 10 anos de espera.

VACINAÇÃO – Desde o início da campanha de vacinação, Sesap e Secretaria de Segurança mantiveram um esquema de distribuição que entregou as doses em menos de 24 horas após o desembarque em solo potiguar, chegando a utilizar o helicóptero Potiguar 01.

CIRURGIAS – Através do Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, as cirurgias eletivas foram retomadas em todo o estado no final de agosto de 2021. Os procedimentos realizados envolvem ortopedia, cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares, em 19 unidades de saúde. O estado está próximo das 3500 cirurgias, tendo feito 977 só em novembro, e prevê investir R$ 18 milhões.

Diversas regiões estão recebendo procedimentos pela primeira vez ou retomando após vários anos. Exemplos são os municípios de Santo Antônio, que estava com a sala de cirurgia fechada, foi reaberta e implantada mais uma na sequência e Assu pela primeira vez conta com cirurgias no hospital. “A expectativa para 2022 é a inauguração da plataforma Regula RN Cirurgias, que seguindo a linha das outras plataformas, traz mais transparência e equidade para toda a população”, afirma Lyane Ramalho.

AVANÇOS – Durante o ano foi dado seguimento a diversos além do combate à Covid-19, como a implementação da Escola de Saúde Pública do RN e a Rede Estadual de Educação Permanente em Saúde; consolidação dos consórcios interfederativos, com assinaturas de protocolos no Seridó, Alto Oeste e Vale do Açu e lançamento do edital para reforma em Canguaretama/Policlínica do Agreste. “A implementação vai dar um salto de qualidade na atenção especializada no Rio Grande do Norte e modificar a realidade de todas as regiões de saúde, pois melhora o atendimento e a qualificação da assistência”, disse Lyane Ramalho.

A Sesap também deu Início ao processo de regulação do acesso às portas hospitalares, com foco no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, e a qualificação de hospitais em todas as regiões, com investimentos em Assu, Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara, São José de Mipibu e Santo Antônio.

2022 – Para 2022, estão previstos investimentos de R$ 30 milhões, via emendas parlamentares, na infraestrutura e em equipamentos para todos os hospitais da rede Sesap. Em breve serão assinadas ordem de serviços para os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado e no Centro de Reabilitação Infantil (CRI).

Conjuntamente, estão planejadas: finalização do Hospital da Mulher em Mossoró, continuidade do Programa Mais Cirurgia, Mais Saúde, implantação dos Consórcios e Policlínicas qualificação das redes de atenção em todas as regiões de saúde, implantação das redes de cuidado como acidente vascular cerebral (AVC), e infarto agudo do miocárdio e a efetivação dos planos lançados em 2021, como o Materno Infantil e o de Saúde Mental.

“Queremos ressaltar nosso intenso trabalho, com a abertura de novos serviços, reforma e ampliação dos hospitais em todo o Estado. Estamos passando por uma restruturação financeira profunda para ter uma relação confortável com nossos fornecedores. Estamos com uma relação mais tranquila de parceria. Isso é gestão”, finalizou o subsecretário de gestão.

 

Nosso e-mail: redacaonabocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo