O atendimento à população na saúde primária de Mossoró vai ficar ainda mais difícil nos próximos dias. É que o número de equipes, já reduzido, sofreu duas baixas. O Ministério da Saúde (MS) descredenciou duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

De acordo com a portaria 776, do Ministério da Saúde (MS), datada do último dia 7 de abril, o descredenciamento se deu “por ocorrência de suspensão total ou do não atendimento aos requisitos para a transferência dos incentivos de custeio federal por 12 (doze) competências consecutivas” e em “considerando o período das competências do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SCNES dezembro de 2020 à dezembro de 2021”.

A secretária municipal da Saúde, Morgana Dantas, informou ao Blog Na Boca da Noite que o descredenciamento se deu em face de falta de profissionais de níveis médio e superior. Ela justificou as ausências dizendo que a maioria dos profissionais não querem assumir cargos com jornadas de 40 horas semanais. A prefeitura, acrescentou a secretária, está convocando pessoal do processo seletivo, mas tem encontrado resistência dos convocados em assumir as vagas.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo