Ação voluntária pelo meio ambiente ajuda instituições filantrópicas

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Conheça a história de Geumeres Fernandes que recolhe tampas plásticas para ajudar projeto social

O compromisso em ajudar o meio ambiente é hábito que se adquire também por consciência social. No Brasil, aumenta o número de instituições filantrópicas que utilizam recicláveis para financiar seus projetos. E o trabalho voluntário, como o do operador da Caern Geumeres Fernandes de Medeiros, ajuda quem precisa. No Dia Mundial do Meio Ambiente é importante contar a história de quem doa seu tempo por um mundo melhor.

Geumeres tem 59 anos, é empregado da Companhia há 21 anos, sendo residente no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró. Na Caern, ele conheceu o projeto que entrega tampas plásticas para a Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA). A instituição usa as tampas plásticas para aquisição de cadeiras de rodas. Desde o final do ano passado, está comprometido em recolher o material por onde passa.

“Meus colegas de trabalho me deram o apelido de Gil Tampinha. Porque aonde vou, estou sempre procurando por elas”, explica Geumeres. Seu compromisso está baseado na certeza de fazer o bem. “Eu fico feliz em saber que tem pessoas que estão precisando daquilo. Saber que eu vou levar ajuda para alguém me faz muito bem”. A APDA recebe todo tipo de tampa plástica, seja de cosméticos, produtos de limpeza e de alimentos.

Geumeres não tem certeza de quanto já juntou de tampas plásticas, mas estima que ultrapassam mais de 500 unidades.

Se vai à padaria, os funcionários do local sabem do seu empenho e contribuem com ele. Amigos e familiares, que também presenciam seu compromisso em recolher material plástico, vão repassando as tampas que encontram. “Tenho uma conhecida que lava roupa e ela sempre junta de material de limpeza”, menciona o operador.

Além de retirar tampas da rua, ele também mantém em casa uma rotina de separar recicláveis para contribuir com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM).

O gerente da Regional Oeste, José Celino Júnior, lembra que o compromisso de Geumeres é contagiante e o bom exemplo faz com que outras pessoas tenham interesse em se engajar nessa causa. “Nosso compromisso é com o meio ambiente. Esperamos que cada vez mais pessoas venham deixar material na Regional, sejam tampas plásticas ou óleo usado”, ressalta.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

A sede da Caern em Mossoró, no Bom Jardim, é ponto de coleta de tampas plásticas e óleo usado. No escritório de atendimento ao público, ficam os coletores destes materiais.

A população pode contribuir entregando sua contribuição no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além das tampas plásticas repassadas para a Associação dos Deficientes de Apodi, todo o óleo usado arrecadado é doado para o Albergue de Mossoró, que reverte a venda do produto em renda para a instituição.

DANOS AO SISTEMA DE ESGOTO

O descarte inadequado de objetos e óleo causam danos ao sistema de esgoto. A maior parte das obstruções é causada por materiais jogados indevidamente na pia, vaso sanitário e lavanderias. O óleo utilizado na cozinha e descartado na rede se solidifica, impedindo a passagem de esgoto nas tubulações e provocando derramamento de esgoto nas ruas. Além disso, o produto jogado erroneamente nos ralos e pias polui a água subterrânea.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais