Na base do monólogo, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que odeia o diálogo e o contraditório, utilizou suas redes sociais para dizer que está enviando à Câmara Municipal projeto de lei concedendo reajuste de salário para os professores. O percentual desse ano, definido por portarias do Ministério da Educação e da Fazenda, é de 3,62%.
Allyson desconsidera o diálogo aberto pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) com a gestão, a partir de reunião com o secretário de Educação, Marcos Oliveira, e omite que não concedeu o reajuste do ano passado. Além disso, o prefeito não revela que o percentual é garantido por lei – que ele desrespeito no ano passado e que somente concedeu em 2022 após muita pressão dos profissionais. No anúncio de hoje, sequer informou se vai pagar o retroativo, já que o novo percentual está em vigor em todo o país desde 1º de janeiro passado.
O prefeito também tenta manipular a opinião pública ao somar os percentuais de 2022 com o desse ano. Pior, dando a impressão de que a concessão do benefício é iniciativa dele, quando na verdade é garantia da Lei Federal 11.738/11.