Brasil realiza mais de 6,7 mil transplantes de órgãos em 2023

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Brasil realizou mais de 6,7 mil transplantes entre janeiro e setembro de 2023. Esse foi o melhor resultado dos últimos 10 anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Em 2022, no mesmo período, foram pouco mais de 6 mil procedimentos.

O número de doadores também aumentou: 17% na comparação com 2022. Foram mais de 3 mil doações efetivadas.

O rim é o órgão mais transplantado com quase 67% dos procedimentos. Na sequência aparecem o fígado e o coração. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 41 mil pessoas esperam por um transplante de órgãos no país.

A Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, reforça que essa lista não funciona como uma fila, já que é preciso levar em consideração as particularidades de cada quadro e compatibilidade do paciente com o doador.

O aumento no número de transplantes, segundo Daniela Salomão, mostra uma melhoria no sistema com o alinhamento das várias etapas complexas que envolvem o procedimento.

Entre os avanços que o Sistema Nacional de Transplantes incorporou está uma nova tecnologia, o Kit NAT Plus, desenvolvido e produzido pelo Laboratório de Bio-Manguinhos, da Fiocruz. O Kit contribui para ampliar a segurança dos transplantes.

O modelo do NAT Brasileiro inclui a testagem para detecção no sangue de agentes patogênicos da malária, HIV, hepatite B e hepatite C em uma única rotina para amostras de doadores falecidos em parada cardiorrespiratória.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais