Caern opera novo poço 33 no bairro Rincão em Mossoró

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Caern começou nesta semana a distribuir água do poço 33 no bairro Rincão. Os serviços de obras civis e operacionais foram concluídos. Os 150 mil litros de água produzidos por hora já estão sendo distribuídos. São beneficiados diretamente os bairros Rincão, Pintos, Alto das Brisas e indiretamente a região leste da cidade, com previsão de atender cerca de 15 mil pessoas.

Juntamente com o novo poço também foi ativado o reservatório que tem capacidade para acumular 300 mil litros de água. A água do 33 é armazenada no reservatório e distribuída para os bairros, garantindo pressão adequada. Atualmente, as equipes acompanham o envio de água e fazem os ajustes operacionais necessários para que a área atendida pelo poço tenha um maior alcance.

A cidade de Mossoró teve investimentos como a entrada em operação do poço 6B em Nova Betânia e melhorias feitas no poço 14 do bairro Santo Antônio e 31 na Nova Mossoró. E a Caern continua trabalhando para não só abastecer, como garantir segurança hídrica à segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

“Nosso objetivo é garantir segurança hídrica para Mossoró. Com a entrada em operação da adutora Apodi-Mossoró vamos não só abastecer bem os mossoroenses, como levar segurança hídrica a todos”, ressalta o diretor-presidente da Caern Roberto Sérgio Linhares. A adutora Apodi-Mossoró tem previsão de entrar em operação em julho de 2025.

INVESTIMENTO

O poço do Rincão teve um investimento de R$ 10 milhões. O valor é necessário não só para a perfuração, feita com sonda perfuratriz semelhante a que opera em poços de petróleo, como para equipamentos.

Diferente do que a maioria pensa, os poços de Mossoró não são do tipo artesiano. Por esse motivo precisam de investimentos altos, devido suas características próprias. Os poços são profundos, chegam a mais de mil metros de profundidade e possuem operação complexa por captar água subterrânea e em altas temperaturas.

Os equipamentos para operar o sistema de poços em Mossoró são específicos. Os conjuntos motobombas são importados da Turquia e Alemanha.. O Arenito Açu é um aquífero que está situado no subterrâneo da cidade só pode ser alcançado por bombas de alta capacidade que funcionam bem na captação de água com temperaturas a cerca de 50 graus. Investimentos que foram garantidos pelo Governo do Estado através da Caern para garantir mais água aos mossoroenses.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais