Por Pedrina Oliveira
“Voltou o caminhão, graças a Deus”, disse a presidente da Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI), senhora Josefa Cunha, com a voz embargada, em uma ligação para a redação do Portal Na Boca da Noite, às 8h da manhã de terça-feira, do dia 28 de março de 2023; dia em que a Prefeitura de Mossoró, anunciou em nota, o retorno dos serviços de limpeza urbana, após o fim dos ataques criminosos no Rio Grande do Norte, que começaram na madrugada do dia 14 de Março.
Foram 14 dias sem recolher o lixo reciclável, dispensado pelos moradores da cidade de Mossoró, lixo que chega todos os dias em dois caminhões cedidos pela Prefeitura. Mas, por causa dos ataques violentos, a Prefeitura de Mossoró que perdeu em incêndios criminosos, cinco veículos estacionados em um pátio, mais um caminhão de coleta de lixo residual e também, dois caminhões caçambas que prestavam serviços para o município, foi decidido o recolhimento de todos os ônibus e caminhões. E com isso, a ACREVI ficou sem poder retirar todo o material das ruas da cidade.
Segundo a Sra Josefa, na Associação faltava o lixo destinado para a venda. As esteiras estavam vazias, as caçambas estavam vazias, os latões vazios, a prensa estava vazia, não havia colaboradores nos locais de separações dos materiais, como: alumínio, vidro, plástico, ferro, borracha, papel e etc. E com a falta da coleta seletiva, os vinte colaboradores estavam desesperados. Pois, é desse trabalho que a maioria leva o sustento para as suas casas. Recebem, cerca de 800 reais ao mês e que em 14 dias parados, deixaram de ganhar 400 reais. O que poderiam, fazer compras de alimentos para as suas famílias, poderiam pagar algumas contas e etc…
Com a volta dos caminhões para recolher o lixo reciclável, volta a esperança para essas 20 famílias, que com o lixo recolhido das casas, condomínios e ruas de Mossoró, recebem o seu “ganha pão”. E, aproveitam para deixar um recado à sociedade, pede que todo o lixo que pode ser reciclável, que seja separado do lixo orgânico e entregue aos coletores das Associações de coletas seletivas da cidade de Mossoró.
A ACREVI disponibiliza um WhatsApp para coleta de material para reciclagem:
(84) 9.9828-4180, atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Saiba mais através do instagram: @acrevimossoro