Com novo voo ligando a Montevidéu, Rio Grande do Norte amplia conectividade com América Latina

Rota inédita, que estreia em março de 2026, operada pela Gol, e prevê crescimento acima de 15% na oferta de assentos para o RN

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Rio Grande do Norte, que teve um crescimento de mais de 100% no fluxo de turistas latino-americanos nos últimos doze meses, vai ganhar ainda mais conectividade com os países da América do Sul. Um novo voo, operado pela Gol, irá ligar Natal a Montevidéu a partir de 21 de março de 2026. A linha é resultado dos esforços conjuntos de Embratur, Emprotur – a empresa de incentivo ao turismo do Rio Grande do Norte – e Zurich Airport Brasil – administradora do aeroporto de Natal – para atender à demanda cada vez maior de visitantes estrangeiros que buscam conhecer o estado potiguar.

“Essa nova conectividade com Montevidéu através da Gol resolverá um gargalo de conexão historicamente demandado pelas operadoras e agentes de viagens, que recebem pedidos constantes por parte de seus clientes. A Gol vem apostando no crescimento no Rio Grande do Norte e está colhendo os frutos, com aeronaves cheias e clientes satisfeitos”, diz Raoni Fernandes, presidente da Emprotur. O fluxo de viajantes para o Rio Grande do Norte tem crescido entre os 9 maiores emissores internacionais, mas 7 deles ainda não possuem vôos diretos para Natal, o que indica que a demanda ainda é maior que a oferta.

A nova rota terá vôos aos sábados, em três períodos do ano: de 21/03 a 04/04, de 04/07/ a 25/07 e de 05/12 a 26/12. O trecho de Natal para Montevidéu terá partida às 16h20 e chegada às 21h20, enquanto o trecho Montevidéu-Natal terá partidas às 22h15 e chegadas às 03h35. Ela se soma outras duas rotas da companhia que ligam Natal a aeroportos da América Latina – os de Ezeiza e do Aeroparque Jorge Newberry, na Argentina. “A rota Natal-Montevidéu é uma grande conquista para a GOL e para o estado do Rio Grande do Norte. Promover a ligação sem escalas entre e os uruguaios e a capital do RN, assim como dos potiguares com todo o potencial turístico do Uruguai, nos enche de orgulho e alegria. Aproximar distâncias e facilitar a conexão entre os povos das Américas é uma das missões da Companhia”, avalia Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL.

“Sem abrir caminhos para a vinda do visitante estrangeiro não haveria como chegarmos ao momento atual, com a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais no Brasil. A Gol é uma parceira decisiva na ampliação da conectividade e com esse novo voo está aproximando o estado do Rio Grande do Norte e a região Nordeste de um mercado estratégico, que é o Uruguai. Atuamos recentemente lá com uma campanha voltada especificamente ao público latino-americano, mostrando que não há lugar como o Brasil”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.  “A nova rota é resultado do trabalho integrado entre poderes público e privado e temos certeza que esse é um modelo de sucesso. A Gol é uma grande parceira e, com uma boa performance do voo, ele terá potencial pra expandir. Em menos de 2 anos da Zurich Airport Brasil em Natal, já celebramos conquistas importantes como essa” diz Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

A demanda pelo Rio Grande do Norte tem crescido em função da oportunidade de viver diversas experiências de viagem em um único destino. O estado tem apenas 52,7 mil km², mas nessa área concentra uma imensa diversidade de atrações. Piscinas naturais – conhecidas como Parrachos – com corais de fogo e uma rica fauna subaquática, acessíveis mesmo para quem não tem experiência de mergulho. Praias a cada 6 km em média, com as mais diferentes paisagens – falésias, dunas, enseadas. Vento perfeito para esportes como kitesurf e windsurf. A segunda maior área de dunas móveis do Brasil, com a maior frota credenciada de buggys. E uma rica gastronomia baseada em frutos do mar, que se reflete até na maneira pela qual são conhecidos os moradores do estado: a palavra “potiguar” significa “comedor de camarão” em tupi.

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a conectividade com Montevidéu é resultado de um modelo de desenvolvimento do turismo que atrai os visitantes e beneficia a economia e os moradores locais. “Esse novo voo é consequência de muito trabalho e investimento em promoção, infraestrutura e segurança pública. Estamos de braços abertos para acolhermos nossos vizinhos uruguaios e mostrarmos porque somos um destino tão querido”, comemora.

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais