A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), anunciou na quinta-feira (11/11) o cronograma de ampliação do transporte público do município. De acordo com o município, 11 novos itinerários vão fazer parte do Plano de Mobilidade da cidade, alcançando mais de 30 regiões até maio de 2022.

A linha Planalto/Liberdade começou a circular nesta sexta-feira (12/11), saindo da Praça Liberdade. O itinerário possui 16km de extensão e contempla os bairros Centro, Ilha de Santa Luzia, Pirrichil, Inocoop, Planalto e Liberdade. Também houve ampliação da linha Vingt Rosado, que contemplará a partir desta sexta o Conjunto Novo.

O lançamento do plano de ampliação do transporte público contou com a assinatura do termo aditivo que viabiliza a ampliação do sistema no município. O prefeito Allyson Bezerra anunciou que até fevereiro a Prefeitura de Mossoró investirá 220 mil reais no transporte público coletivo do município.

“A Prefeitura está fazendo o investimento, até fevereiro, de 220 mil reais para o transporte público. São recursos próprios, recursos do município, recursos do povo que estão retornando à população. Hoje temos apenas três linhas funcionando, e a partir de amanhã começaremos a ampliar o sistema coletivo com a linha Planalto/Liberdade”, destacou.

Allyson disse ainda que “vamos fazer com que o transporte público de Mossoró seja eficiente, moderno e transparente. É ônibus na rua, ônibus nos bairros, ônibus atendendo realmente à população. É um novo tempo que queremos dar ao transporte público de Mossoró”, completou o gestor.

Titular da pasta, Cledinilson Morais lembra que no início do ano a cidade contava apenas com três linhas, contemplando poucos bairros. “Recebemos no início do ano a empresa responsável pelo transporte público em completo colapso. Apenas três linhas estavam funcionando na cidade. O prejuízo da empresa já somava mais de cinco milhões de reais. De imediato, convocamos a empresa e realizamos diversas reuniões para resolver a problemática do transporte público da cidade”, explicou.

A Secretaria de Mobilidade iniciou ainda em janeiro estudos de viabilidade técnica com o georreferenciamento dos itinerários, análise da qualidade de ruas e avenidas e sinalização. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, as rotas receberam manutenção e reparos na pavimentação para melhorar a mobilidade.

Por meio de consulta pública durante a campanha “Mossoró Mobilidade”, a SESDEM recebeu diversas sugestões sobre implantação de novas rotas para o transporte público. De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, as sugestões foram primordiais para aperfeiçoar o plano de ampliação do sistema.

“A participação popular foi de extrema importância através das sugestões. Recebemos inúmeras opiniões e atrelado aos nossos estudos, condensamos essas informações e traçamos novas rotas. O que nós percebemos antes é que o bairro era atendido apenas pelas margens, desassistindo uma unidade básica de saúde ou uma escola, por exemplo. Criamos novas rotas, para um transporte público mais eficiente, que trafegue no bairro e atenda aos anseios da população”, enfatizou Luís Correia.

 

Cronograma da ampliação

12 de novembro: Vingt Rosado/Conjunto Novo

A partir desta sexta-feira (12), a linha Vingt Rosado/Conjunto Novo será ampliada, contemplando os bairros Centro, Pereiros, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel, Presidente Costa e Silva, Pintos, Vingt Rosado e Conjunto Novo. O itinerário passou a ter 25 km de extensão.

 

12 de novembro: Planalto/Liberdade

A linha Planalto/Liberdade atenderá aos bairros Centro, Ilha de Santa Luzia, Pirrichil, Inocoop, Planalto e Liberdade.

 

20 de dezembro: Aeroporto/Macarrão

Até dia 20 de dezembro será implantada a linha Aeroporto/Macarrão. O itinerário contemplará os bairros Centro, Pereiros, Doze Anos, Boa Vista, Aeroporto I, Macarrão e Quixabeirinha. A linha possui 13 km de extensão.

 

20 de janeiro: Sumaré

A linha Sumaré terá 21 km de extensão e contemplará os bairros Centro, Pereiros, Alto de São Manoel e Sumaré.

 

Fevereiro de 2022

 

Maio de 2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo