Construção proposta por Lawrence deixa Alysson de orelha em pé

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), afirmou no início dessa semana que é a favor da construção de santuário de Santa Luzia em Mossoró. A afirmação foi dada em pronunciamento no Legislativo, no último dia (7/3). Na oportunidade, o vereador conclamou união em torno do projeto, segundo ele, fundamental para fortalecer o turismo religioso, produzir divisas e gerar empregos. A desenvoltura do parlamentar em torno da proposta provocou reações no Executivo.

O Portal Na Boca da Noite conversou com assessores técnicos do Palácio da Resistência que afirmaram que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ficou assustado com o tamanho da repercussão que fala do presidente da Câmara ganhou.

O projeto, grandioso, é de uma obra demorada e muita cara, avaliam assessores do prefeito. Para eles, não foi aleatoriamente que o vereador voltou ao assunto. Muitos deles veem no discurso de Lawrence em torno da proposta um desejo quase impossível de não ser revelado. “O prefeito desconfia que Lawrence quer ser candidato a prefeito”, afirmou um assessor.

Ao fazer o pronunciamento, Lawrence apontou caminhos para a realização da grande obra. Segundo ele, existem recursos de bancada federal que podem custear esse projeto. Mais uma evidência de que falar sobre o projeto não foi nada de improviso.

O fato é que Lawrence está disposto a tocar esse projeto com muito carinho. E já toca ações nesse sentido. Via ser marcada uma audiência pública onde serão ouvidos a sociedade, segmentos do turismo e a Diocese. Será difícil segurar o entusiasmo do vereador em torno do projeto quando esses atores “forem chamados ao baile”.

Para justificar essa ideia, Lawrence citou o exemplo de Santa Cruz. Com a estátua de Santa Rita de Cássia, por ano, o município potiguar recebe 350 mil pessoas (nove vezes a população local). Ele lembrou ainda de Juazeiro do Norte (CE), do porte de Mossoró e destino anual de 2,5 milhões de turistas, que vão com fé e disposição ao santuário de Padre Cícero Romão Batista.

Potencial – No Brasil, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano, em mais de 300 locais. O Santuário de Aparecida (SP) é o principal destino. Em 2022, ele recebeu oito milhões de turistas e movimentou R$ 1 bilhão. Em Natal, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), trabalha com a Diocese para viabilizar o santuário de Nossa Senhora de Fátima.
“É inegável a importância do turismo religioso para diversificar a economia dos municípios. Movimenta toda uma cadeia. Mossoró precisa de novas ferramentas para arrecadar e gerar emprego e renda, e o santuário de Santa Luzia é uma alternativa viável. O projeto foi debatido, caiu no esquecimento e Mossoró perde muito com isso”, observa.

A volta do tema com certeza trará benefícios. Principalmente se for levado a termo. Até lá, haverá que ganhe só com a ideia de movimentá-lo. Lawrence talvez seja o principal deles. Resta saber se Allyson está tirando o chapeuzinho de couro para o presidente da Câmara. As informações colhidas até agora mostram que não.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais