Estudantes de Medicina da Uern fazem visita técnica a II Ursap

A atividade é uma oportunidade ímpar para os estudantes se aproximarem da II Ursap e da prática da gestão em saúde pública no nível estadual

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

Por Abdias Duque de Abrantes *

A Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), da 2ª Região de Saúde, recebeu, das 9 às 11h desta quinta-feira, 15/10, a visita técnica de acadêmicos do segundo período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o objetivo de aproximar os discentes dos diferentes níveis de atenção à saúde, bem como entender de forma prática a realidade dos serviços de saúde. A disciplina é a Saúde Coletiva e a Vivência na Comunidade II.

A Docente responsável é a professora doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Docente Adjunta no Curso de Graduação em Medicina da UERN, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento que acompanhou os alunos.

Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora do Núcleo Técnico da II Unidade Regional de Saúde Púbica (II Ursap), enfermeira Ana Clara de Souza Rêgo, referência da Vigilância Epidemiológica, Lucélia Pansard e pela referência da Vigilância de Óbitos e Presidente do Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, enfermeira, Vilcelânia Alves que mostraram as atribuições da II URSAP.

A visita técnica é uma oportunidade ímpar para os estudantes se aproximarem da II Ursap e da prática da gestão em saúde pública no nível estadual, além de aprimorar a formação técnica e crítica dos futuros médicos.

As Ursap’s funcionam como centros nevrálgicos da gestão regional da saúde, supervisionando, coordenando e assessorando os serviços de saúde em suas respectivas áreas de abrangência. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Norte conta com seis URSAPs, distribuídas estrategicamente pelas regiões do estado, a fim de garantir a efetividade da gestão e a qualidade dos serviços prestados à população. A URSAP é um importantes equipamentos de saúde pública.

A II Ursap se divide em 2ª Região de Saúde com sede em Mossoró que abrange 14 municípios e 8ª Região de Saúde com sede em Assú que abrange 12 Municípios. A II URSAP é o braço da Sesap e do Estado. A II URSAP tem como gerente Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Durante a apresentação foi detalhado o funcionamento de todos os setores da Instituição, abordando os programas de saúde trabalhados. Foi destacado o papel da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada dos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), o papel da Vigilância Sanitária na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, o Programa de Controle das Arboviroses, Saúde do Idoso, Programa Saúde do Homem, Programa Saúde da Mulher, Programa Vigiágua, Núcleo de Saúde do Trabalhador, Vigilância de Óbitos e do Comitê Regional de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Programa de Controle do Tabagismo, Programa contra Tuberculose, Programa contra a Hanseníase, Programa de Enfrentamento às Doenças tropicais negligenciadas (DTNs), Programa de Controle das ISTs e Hepatites Virais, Programa de Saúde Mental e Saúde Prisional, Programa Saúde na Escola (PSE) e a Comissão Intergestores Regional (CIR).

Além da Política de Alimentação e Nutrição, Núcleo de Gestão e Planejamento, Programa Controle Doença de Chagas, Programa de Controle da Leishmaniose, Programa Regional de Imunizações, Programa de Saúde Bucal, Núcleo de Zoonozes, Programa Saúde das Crianças; Vigilância Ambiental, SINAN, a importância da Vigilância Epidemiológica no monitoramento do processo saúde-doença nas coletividades e acesso dos usuários aos medicamentos fornecidos pelo Estado através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), uma unidade de referência, sendo responsável em promover a Assistência Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Norte, reunindo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, viabilizando o acesso aos medicamentos e promovendo o uso racional.

“As visitas técnicas e as vivências nos campos de saúde são fundamentais na formação dos estudantes de Medicina, pois possibilitam a integração entre teoria e prática. Eles podem aprender sobre como o SUS funciona, como é a gestão em saúde, como a população participa e fiscaliza os serviços de saúde. As experiências podem agregar na sua formação e aprendizado, fazendo com que o aluno saia da “bolha” da sala de aula e adquira conhecimento sobre a atuação nos serviços de saúde”, disse a mestranda do Programa de pós-graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS/UERN), Samyla Raquel Alves Ferreira, orientanda da professora doutora da UERN, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento.

De acordo com a professora doutora da UERN, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, a visita técnica possibilita aos futuros profissionais conhecer um pouco sobre o trabalho realizado pela II URSAP “É importante que esses estudantes saibam do papel da II Ursap enquanto instituição pública de saúde, na nossa região,contribuindo com a formação de novos profissionais”, disse.

A professora doutora da Uern, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento que acompanhou os alunos, destacou a necessidade de os estudantes conhecerem o SUS na sua amplitude, o que os prepara, principalmente ao mercado de trabalho.

* Assessor de Comunicação Social

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais