Ser popular é uma grande virtude de um político. Mas ela tem que ser espontânea. Idas forçadas a determinados lugares, presença exagerada me redes sociais e uso da máquina para aparecer não são sinônimos de popularidade, mas testes sobre o resultado da onipresença desse político.

A verdadeira popularidade não se força. Ela é construída quase que involuntariamente porque demonstrada pelas pessoas a partir do que elas observam de virtudes de um político. Não se origina do dia para a noite. Não se exige das pessoas. Não é revelada pelas claques. Trata-se de uma construção a partir do que o político é, faz e demonstra. Mais que isso, quando se tem popularidade, a pessoa não vai a lugares para testá-la. Vai para usufruir da companhia das pessoas e da alegria de ser bem recebida.

A sutileza é um traço importante no processo de aumento da popularidade. Sobretudo para quem estar sob constante avaliação das pessoas, como alguém que ocupa um cargo público. Exemplo disso acontece, por exemplo, com a governadora Fátima Bezerra (PT). Naturalmente carismática, a professora vem, há 2 anos, trabalhando a sua imagem pessoal tanta nas redes sociais como no dia a dia. Com tanta mensagem importante e trabalho para mostrar, Fátima não tinha percebido, até então, a força que a relação com as pessoas, tanto no olho no olho quanto de forma digital, tem.

Com mais de 200 mil seguidores somente no Instagram, a governadora vem mostrando sua rotina diariamente aos seus seguidores, sempre trazendo postagens de sua rotina de trabalho e as suas obrigações como cidadã. Aqueles que a acompanham nas redes sociais sabem como é a governadora no seu dia a dia.

Fátima mostra desde sua corrida nas primeiras horas da manhã até despachos importantes, como a assinatura de projetos que trazem imensuráveis benefícios aos povo, como a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nessas ações, além de queimar gordura e perder peso, a governadora ganha densidade eleitoral e engajamento em uma rede social importante como o Instagram.

Um outro fator importante para essa identidade com o povo é o fato da governadora andar pelo Estado utilizando as nossas rodovias e fazendo as famosas paradas na beira da estrada. Ao fazer os trajetos de carro, Fátima conhece cada vez mais como está cada centímetro da estrada, experimentando a tranquilidade dos bons trechos e as dificuldades das partes que não estão em bom estado, final são décadas em que as gestões anteriores relegaram nossa malha viária ao abandono.

A governadora, quando vai ao Seridó, para na estrada para comer o pastel de Tangará. Em Caicó, come a tradicional galinha caipira nas casas de velhos amigos de grandes e inesquecíveis batalhas. Quando vem a Mossoró, a parada na Feira do Bode para comer uma panelada é obrigatória. No Vale do Assu, parar em Lajes para comer tapioca e pão com queijo quente não é apenas uma experiência gastronômica, mas uma grande felicidade.

Esses são exemplos de coisas que Fátima faz naturalmente e que dado à governadora um novo ânimo. Fátima se sente bem ao fazer, comer e andar em lugares que são espaços de história e de memória em sua trajetória pessoal e política. Ao andar de carro, a governadora sente o chão, o calor humano e a alegria de estar com o povo, diferente de outros gestores que andavam pelo RN usando a aeronave do governo.

Além de diminuir custos, a governadora conversa com o povo e ver de perto pequenos problemas na infraestrutura de equipamentos públicos e rodovias. Uma líder com a popularidade gestada na alegria de estar com o outro. De ver de perto como cada um está e de como a sua atuação como gestora pode contribuir para melhorar a vida de todos e de cada um.

Para coroar esse momento de harmonia com o povo potiguar, na última quarta-feira, a governadora foi ao Frasqueirão assistir ao jogo da final do Campeonato Estadual de Futebol entre ABC e América. Quando teve sua presença anunciada no sistema de som do estádio, Fátima foi aplaudida pelas duas torcidas. Depois do jogo desceu para o gramado, tirou fotos com torcedores e entregou o troféu ao campeão, consolidando esse momento de paz e reconhecimento por parte do povo potiguar. Ser bem recebida no estádio é também reflexo do seu trabalho de fortalecimento ao esporte. Popularidade se constrói principalmente fazendo o bem.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

One thought on “Fatima Bezerra ganha impulso novo em sua popularidade.

  1. Fátima é uma grande gestora sempre votei nela, desde a primeira candidatura de deputada estadual. Sou de Messias Targino, fundador do PT aqui, atualmente vice presidente. Mas o que falta nela é olhar mais para as origens nós pequenos interiores. Não deixar se elevar pelos oportunistas e Prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo