* Ugmar Nogueira
A professora Fátima Bezerra assumiu a presidência do Consórcio Nordeste. Para desespero dos machistas. Para desengano dos misóginos. Para ódio dos extremistas. Para desalento da oposição infértil, inócua e infrutífera do Rio Grande do Norte.
Enquanto Fátima era saudada por oito colegas governadores, enquanto sua posse fazia o Brasil direcionar o seu olhar para o Rio Grande do Norte, os opositores orientavam suas amestradas aves do agouro a tentar obnubilar seu momento especial. Diminuir o seu brilho. Em vão. Como o é a maioria dos mandatos deles. Não fazem outra coisa, senão atrapalhar a caminhada do Estado no rumo do desenvolvimento, da sustentabilidade e do equilíbrio.
Para essa gente, é inadmissível uma mulher num lugar de destaque. É inaceitável uma governadora de origem popular. É absurdo que o Rio Grande do Norte tenha tanto destaque sendo comandado por uma mulher vinda do povo e com governo voltado para esse povo. Sobretudo o menos favorecido. Especialmente os que mais precisam de políticas públicas porque historicamente esquecidos pelos governos que a antecederam.
É uma tristeza que, no mais das vezes, não se faça mais política com republicanismo. Que não se aja com elegância. Que não se atue com cordialidade.
A presidência do Consórcio Nordeste é um cargo de referência para o Brasil. É um posto de comando de destaque.
Tivessem um mínimo de decência e merecessem o mandato que detém, os políticos do Estado, todos eles, estariam tecendo loas a Fátima. Mandando-lhes mensagens. Parabenizando-a. Enaltecendo-a. Reconhecendo a grandeza. E, aproveitando o momento para propor. Para sugerir. Para sugestionar.
Ao contrário, fazem oposição é ao Estado, porque muitos, na surdina, preferem mandar seus “acessores” (assim mesmo, para combinar com o analfabetismo funcional do qual são detentores por opção) a propagar textos pobres, memes tolos, mensagens bobas, a desmerecer o grande posto que o Rio Grande do Norte conquista com Fátima Bezerra assumindo a presidência do Consórcio Nordeste. Um feito para o Estado. Um ganho para a região.
* Radialista
Parabéns Ugmar pelo brilhante texto, colocando com clareza o valor deste momento histórico e relevante destaque que a professora Fátima dá para o RN, na região e no Brasil.