O ano de 2021 entra para a história do esporte como um dos mais ruins para o futebol nordestino em se tratando da disputa do Campeonato Brasileiro em suas quatro divisões.
Os times da região tiveram desempenho sofrível, com raríssimas exceções. As quedas de Bahia e Sport para a Série B do próximo ano são um retrato da péssima temporada para os clubes do Nordeste.
Do cenário ruim tivemos algumas poucas exceções. O Fortaleza é uma delas. A equipe alencarina conseguiu uma inédita classificação para a Taça Libertadores da América ao ficar num elogiável quarto lugar.
A Série D também trouxe alegrias. Foram 3 times que subiram para a C de 2022: ABC-RN, Campinense-PB e Atlético-CE. Apesar de praticamente terem dominado a última fase da Série D, os nordestinos deixaram o título ficar com o Aparecidense (GO) da região Centro-Oeste.
O resultado final da disputa das quatros séries do Campeonato Brasileiro de Futebol mostra que nenhum time do Nordeste subiu para a Série A, assim como nenhum subiu da Série C para a Série B. Já as quedas dos nordestinos somaram 6, sendo duas da A para a B (Bahia-BA e Sport -PE), duas da Série B para a C (Vitória – BA e Confiança-SE) e duas da C para a D (Jacuipense-AL e Santa Cruz-PE). Já os acessos se restringiram aos 3 que foram da D para a C: ABC-RN, Campinense-PB e Atlético-CE).
Subiram da B para a A
Botafogo – RJ
Goiás- GO
Coritiba – PR
Avaí – SC
Caíram da A para a B
Grêmio- RS
Bahia – BA
Sport – PE
Chapecoense- SC
Subiram da C para a Série B
Tombense-MG
Ituano- SP
Criciúma-SC
Novorizontino – SP
Caíram da B para a C
Vitória – BA
Remo – PA
Confiança-SE
Brasil de Pelotas- RS
Subiram da D para a C
ABC -RN
Atlético – CE
Campinense-PB
Aparecidense – GO
Caíram da C para a D
Jacuipense-AL
Santa Cruz – PE
Paraná – PR
Oeste – SP
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
