Governo do RN e Ministério da Educação assinam acordo para agilizar instalação do Hospital Universitário do Seridó

A unidade, que será 100% SUS, beneficiará uma população de mais de 300 mil potiguares na região

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação firmaram, semana passada, em Caicó, um acordo de cooperação técnica para a implantação do Hospital Universitário do Seridó. A unidade, que será 100% SUS, beneficiará uma população de mais de 300 mil potiguares na região.

O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo ministro Camilo Santana e pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, representa um avanço decisivo para agilizar a construção do novo hospital, viabilizando a elaboração do projeto executivo. O investimento mínimo previsto é de aproximadamente R$ 240 milhões, entre obras e equipamentos.

“Esse é um dia histórico para o Seridó e o maior investimento já visto na saúde da região. O novo hospital é um avanço civilizatório, que representa mais saúde e mais acesso ao atendimento de média e alta complexidade. Ele será do tamanho dos nossos sonhos e da dignidade que o povo do Seridó merece, fruto de um esforço conjunto do Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura de Caicó, UFRN e Ebserh”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A unidade será construída em um terreno doado pelo Estado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), área que foi vistoriada pelo ministro e pela governadora. O hospital funcionará também como campo de estudo, pesquisa e extensão, vinculado à Escola Multicampi de Ciências Médicas da instituição, que hoje conta com 490 alunos.

“Sou do interior do Nordeste e sei como isso muda a história de uma região. Por isso, já estamos aqui autorizando os recursos para iniciar o projeto do novo hospital“, destacou o ministro Camilo Santana.

“Mais do que emoção, o que se vê hoje aqui é um propósito. Essa Escola de Ciências Médicas, uma das melhores do país, é um acerto”, completou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

A parceria formalizada hoje já vinha ocorrendo por meio das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), da UFRN e da Ebserh. “A Sesap está ajudando diretamente na construção deste projeto desde os primeiros passos, indicando as necessidades que o novo hospital deve cobrir na região“, pontuou o secretário Alexandre Motta, titular da pasta.

Com base nos estudos e dados analisados pelas três instituições, o perfil da futura unidade deverá ser focado no atendimento especializado para adultos e crianças, com 181 leitos, incluindo uma UTI pediátrica, um bloco cirúrgico com sete salas, um centro de hemodiálise, uma central de diagnóstico e um setor de oncologia. “Nem nos meus melhores sonhos pensei em ver Caicó com uma Escola de Ciências Médicas deste nível e, agora, com um Hospital Universitário”, concluiu o prefeito de Caicó, Judas Tadeu.

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra entregou ao ministro Camilo Santana o projeto de lei, já enviado à Assembleia Legislativa, que trata da autorização para a doação do terreno onde será erguido o Hospital Universitário.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais