Isolda homenageia 20 anos da Unicafes em defesa da agricultura familiar

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta segunda-feira (25), uma sessão solene em homenagem aos 20 anos da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-RN).

por Ugmar Nogueira
Publicado: Atualizado:
A+A-
Reiniciar

A iniciativa foi proposta pela deputada estadual Isolda Dantas (PT) e reuniu representantes de cooperativas, lideranças comunitárias e personalidades que contribuíram para a história da instituição no estado.

Fundada em 2004, a Unicafes-RN surgiu como parte de um movimento nacional de fortalecimento da agricultura familiar e de incentivo à economia solidária. Desde então, a organização tem se consolidado como referência estadual e nacional na criação e apoio a cooperativas, promovendo capacitação de agricultores, acesso a mercados e a políticas públicas.

A Unicafes-RN atua em diversas frentes, como a formação de lideranças, a realização de feiras e eventos para a comercialização de produtos, a articulação com órgãos governamentais e a defesa de práticas agroecológicas que preservem a biodiversidade e incentivem o uso consciente dos recursos naturais.

Em seu discurso, a deputada Isolda destacou a importância da Unicafes no cenário nacional e potiguar. “A Unicafes Brasil, representada por Fátima Torres, é uma ventania de esperança em tempos tão duros. Mais de mil cooperativas”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a trajetória da entidade é marcada por conquistas e pelo fortalecimento dos valores democráticos no campo.

“Sua trajetória só confirma a potência da agricultura familiar e da economia solidária, organizada, tendo como base os princípios da participação democrática, solidária, autonomia, a defesa da vida, meio ambiente entre tantos outros”, disse Isolda Dantas.

Ao longo dos anos, a entidade estabeleceu parcerias com universidades, organizações sociais e instituições governamentais, ampliando sua capacidade de desenvolver projetos que melhoram a qualidade de vida no campo. Com duas décadas de atuação, a Unicafes-RN se consolidou como espaço de articulação e representação da agricultura familiar, sendo reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Ainda em seu discurso e antes de entregar placas de reconhecimento a homens e mulheres que desempenham papel relevante nessa caminhada de 20 anos, Isolda Dantas fez questão de ressaltar o papel das lideranças da Unicafes no desenvolvimento da instituição e apoio às famílias que têm no cooperativismo uma forma de sobreviver.

“Render uma homenagem especial a Fátima Torres, presidente da Unicafes Nacional, e Neneide Lima, a nível local. Conduz com bravura nossa Unicafes do RN. Seus nomes estão cravados e gravados na história da dignidade do povo potiguar. Muito obrigado por essa luta de vocês duas”, disse Isolda Dantas. “Falar da Unicafes é falar de uma história de muitas lutas, mas é falar também de princípios e desafios da nossa geração.”

Falando em nome das homenageadas, Neneide Lima agradeceu pela homenagem concedida pela Assembleia Legislativa através do mandato da deputada Isolda Dantas. Ela ressaltou a importância de se incentivar e apoiar a agricultura familiar, tanto através do Poder Público quanto com instituições de pesquisa.

“Você também faz parte dessa história, Isolda. Esse é um momento de festejar as lutas, mas de lembrar as diversas pedras em nossos caminhos. Antes dos 20 anos, tivemos muita luta para podermos chegar a esse dia. Nós construímos a Unicafes, hoje com 12 cooperativas, e organizamos mais de 1,7 mil famílias no estado, fazendo com que exista a renda desses trabalhadores. Quero agradecer e mais uma vez dizer a você, Isolda, que você faz parte dessa história. Muito obrigada por essa homenagem”, disse Neneide Lima.

Álbum de fotos

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais